Hospital Regional da Transamazônica recebe recomendação de manutenção do ONA 2

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), recebeu recentemente a recomendação de manutenção do Certificado ONA 2 – Acreditado Pleno, emitido pela Organização Nacional de Acreditação e concedido às unidades hospitalares que atendem a criteriosos processos de segurança do paciente, do colaborador e de gestão integrada. Na avaliação dos auditores, essa manutenção servirá de preparação para a certificação no ONA 3 – Acreditado com Excelência, reconhecimento máximo concedido às unidades com excelência na gestão hospitalar.

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 1999 que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. Suas avaliações seguem padrões estabelecidos pelas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e o Manual Brasileiro de Acreditação para a emissão dos certificados. O HRPT recebeu seu primeiro certificado em 2010, ONA 1 – Acreditado. E, em 2012 recebeu o certificado ONA 2, Acreditado Pleno, válidos por dois anos cada um.

O processo é desenvolvido por avaliadores habilitados e qualificados que compõem a equipe da instituição acreditadora credenciada junto a ONA. Ao final, a organização avaliada recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela Organização Nacional de Acreditação. Essas avaliações são importantes por serem voltadas para a melhoria contínua no setor da saúde.

Para o diretor geral do hospital Edson Primo, a auditoria realizada em janeiro foi muito positiva por consolidar o serviço realizado pela instituição. 'A consolidação no ONA 2 serve de parâmetro para buscarmos, ainda neste primeiro semestre de 2016, o ONA 3, que é excelência na gestão. Vamos reforçar nosso compromisso em seguir os padrões de conformidade estabelecidos e a melhoria constante do sistema de gestão”, explicou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde