“Mais Leitura, Mais Saúde” amplia a política de Humanização do HEAN

Desde sua implantação, em junho de 2015, o projeto “Mais Leitura, Mais Saúde” do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), contribui e ameniza o tempo de internação dos pacientes e acompanhantes. A ideia da criação de uma biblioteca itinerante nos hospitais nasceu da parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e trouxe reflexos positivos para o vínculo entre pacientes e colaboradores.

A colaboradora Mariana Ferreira, Auxiliar Administrativo da Ouvidoria, é responsável por apresentar e distribuir os livros aos pacientes. “É gratificante os momentos em que percorro o hospital para oferecer os livros nas enfermarias. Sempre começa e termina com uma boa e distraída conversa, assim conheço um pouco mais sobre os pacientes e acompanhantes. Reconheço que a leitura traz um conforto para pacientes e acompanhantes dentro da rotina hospitalar. Digo que ter um livro por perto é ter o mundo a sua volta”, destaca Mariana.

A biblioteca do HEAN conta com cerca de 680 exemplares, divididos em diferentes gêneros como romances, infantis, religiosos, crônicas, entre outros. Todos os livros, após o uso, são higienizados ou presenteados aos pacientes. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde