Campanha une colaboradores na doação de óleo de cozinha usado

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), desenvolve mais um projeto de sustentabilidade. Desta vez, o HMMC pede para que os colaboradores tragam de casa o óleo usado. Quem participar da iniciativa concorrerá a produtos de limpeza para uso pessoal.

O engenheiro ambiental Marcel Portela, um dos responsáveis pelo projeto, afirma que os óleos de cozinha são grandes poluidores de solo e da água e, na maioria das vezes, não são descartados corretamente. 

“Por meio da campanha, proporcionamos o descarte correto deste resíduo e, ainda, a reciclagem”, contou. Portela também explica a forma que os colaboradores devem armazenar o óleo. “Após o uso, é preciso deixar o óleo esfriar. Em seguida, basta armazenar da forma correta e entregar no local e na hora indicados”, disse o engenheiro. 

Para se ter uma ideia da importância de uma inciativa como essa, apenas um litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água.

Todos os colaboradores podem participar. O óleo usado deverá ser acondicionado na embalagem original do produto ou em uma garrafa PET, devidamente fechada. 

O armazenamento no HMMC será feito em reservatório de 40 litros, que será colocado no saguão da cozinha, onde ficará até a coleta externa realizada pela empresa que transformará o resíduo em produto de limpeza. 

O horário de coleta no Setor de Nutrição e Dietética (SND) será das 8h às 8h30 e das 19h às 19h30, todas as segundas e terças-feira.

Os colaboradores que doarem a maior quantidade de óleo ganham, automaticamente, produtos de limpeza para uso pessoal.  Todos eles são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pilhas
Além do óleo de cozinha, a coleta de pilhas usadas pelos colaboradores também é incentivada no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Um ponto de recolhimento foi montado dentro da unidade. O Hospital Municipal estuda ampliar as campanhas e levá-las também aos pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde