Hospital Regional de Marabá promove treinamento sobre acidentes de trabalho e mal-estar

Os colaboradores do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá (PA), receberam neste mês de janeiro um treinamento com o tema: Fluxograma de acidentes e mal-estar no trabalho. Promovido pelo hospital, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), e com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), o objetivo do treinamento foi orientar os colaboradores quanto o processo a ser feito quando ocorre um acidente no local de trabalho, e ainda apresentar estratégias para driblar o mal-estar.

De acordo com a técnica de Segurança do Trabalho, Renata Sousa, a não utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ou a utilização incorreta, podem acarretar em graves problemas para o colaborador. Durante o treinamento, os acidentes de trabalho foram classificados de acordo com suas definições, sendo eles? típico, de trajeto e/ou doença ocupacional.

Para o diretor geral do hospital, Valdemir Girato, é prioridade no processo de gestão da unidade a constante capacitação dos trabalhadores, para que assim, possam estar preparados nas situações mais diversas. “Investimos em uma política de educação contínua, de forma a preparar nossos profissionais a lidarem com a rotina e assim ofertarem um serviço de excelência e com garantia da segurança do paciente”, explicou.

Abordagem

Durante o treinamento também foram repassadas orientações de como proceder quando ocorre um acidente de trabalho com material biológico, ou seja, quando envolve sangue ou outros fluidos orgânicos potencialmente contaminados. E a conduta a ser seguida em casos de sorologia positiva ou negativa, na qual o colaborador deve notificar com urgência à sua chefia imediata e o SESMT, para que sejam tomadas as medidas corretas dentro dos parâmetros do fluxograma.

O fluxograma dos acidentes de trajeto, que é aquele que ocorre quando o colaborador está a caminho do trabalho, ou saindo dele para seu destino final também foi apresentado aos trabalhadores, para que eles possam saber como proceder nestes casos. Foi destacada a importância de fazer o Boletim de Ocorrência e notificar imediatamente o SESMT.

O Hospital

Público e gratuito, o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) oferece de forma contínua cursos, capacitações e treinamentos, segundo uma política de educação continuada. Pertencente ao Governo do Pará, sua gestão é feita pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde