Natal Feliz emociona pacientes do Centro de Tratamento de Queimados

A paciente Roseane Ferreira, de 40 anos, está há 32 dias internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), e se emocionou ao receber de presente uma almofada de pelúcia, durante a festa de encerramento do Natal Feliz do HMUE, que aconteceu na última quinta-feira (24/12). “Eu tinha uma almofada igual a essa, que foi queimada junto com toda minha casa” disse a paciente chorando ao lembrar-se da tragédia ocorrida em sua residência no município de Curuçá, nordeste paraense, após esquecer o fogo ligado na cozinha.

Dona Roseane teve 40% do corpo queimado e a família dela está no interior, por isso só tem notícias através do telefone. Mesmo ainda muito abalada, a paciente agradece os cuidados da equipe do hospital. “Meu lar e minha família agora se resumem ao Hospital Metropolitano, se não fosse essa equipe maravilhosa meu Natal seria muito triste, mas graças a Deus, aqui estou sendo bem cuidada e me recuperando” disse a paciente.

Outros 13 pacientes também passaram a noite de Natal aos cuidados da equipe do CTQ. Pensando nisso, a equipe do HMUE preparou uma programação especial para que a data fosse lembrada de maneira positiva e recheada de muito amor e cuidados. “Essas ações ajudam o paciente a resgatar a alegria, e ainda, por alguns instantes, esquecer a dor, pois o paciente queimado sente dor todos os dias, o dia todo” disse a terapeuta ocupacional do HMUE, Sandra Soares.

Desde o dia 17 de dezembro, o hospital promoveu diversas atividades natalinas, a fim de amenizar a dor e o sofrimento dos pacientes internados, bem como, ajudar na recuperação e no bem-estar deles. “Natal é sinônimo de alegria, festa e confraternização, por isso não podíamos deixar que esse momento passasse em branco para os nossos pacientes” ressalta Sandra.

A dor e a timidez não impediram os pacientes do CTQ de brincar, sorrir e até pagar prendas durante as brincadeiras promovidas pela terapeuta ocupacional. Mesmo diante de muitas risadas, o verdadeiro sentido do Natal também foi lembrado entre eles. O colaborador do HUME, Marcus Tavares, leu um versículo da bíblica e lembrou aos presentes que a passagem deles pelo hospital também não deixa de ser uma benção. “Aqui, mesmo que no sofrimento, vocês estão se transformando em seres humanos melhores e mais abençoados, acreditem nisso e tudo ficará bem logo” disse Marcus.

O momento também foi de confraternizar com os colaborares, aqueles que mesmo em datas comemorativas abdicam do convívio familiar para dedicar-se ao trabalho, e mais do que isso, salvar e recuperar vidas.  Durante a programação de encerramento, as crianças, os adultos, os acompanhantes e toda equipe do HMUE ganharam presentes da Mamãe Noel, e também saborearam um lanche natalino.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde