Natal Feliz promove o sorriso das crianças internadas no Hospital Metropolitano

O espírito natalino já invadiu o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). Crianças e adolescentes foram beneficiados pela programação do Natal Feliz, promovido pela unidade e com apoio de voluntários unidos por um desejo especial: promover a solidariedade e a alegria daqueles que estão no ambiente hospitalar.

Durante esta semana, os pacientes do hospital, em especial das alas de Pediatria e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), estão participando de diversas atividades, que acontecerão até o dia 24/12. Encontrar o Papai Noel está se tornando rotina na unidade. Nesta terça-feira, 22, um grupo de 18 amigos, de forma voluntária, foram acompanhar o bom velhinho na distribuição de presentes e mensagens de amor e carinho para as crianças e jovens.

Segundo o diretor geral do Hospital Metropolitano, Rogério Kuntz, o Natal Feliz faz parte da política de humanização da unidade, que busca promover o bem-estar do paciente no período de internação e, assim, contribuir com a sua recuperação. 'Acreditamos que ações humanizadas contribuem para a recuperação do nosso paciente, e consequentemente, reduz o tempo que eles permanecem no ambiente hospitalar. O nosso compromisso é de promover a saúde, buscando realizar a missão do HMUE, que é salvar vidas', esclareceu o diretor.

Voluntariado

Voluntária no Natal Feliz do HMUE, a enfermeira Glaucia Longhi comentou a importância de participar de ações voluntárias como estas. Segundo ela, o sorriso de uma criança é o que importa. “Um ato de solidariedade não custa nada perto da retribuição do sorriso de uma criança que está em uma situação difícil, foi por este motivo, que pela primeira vez, nós resolvemos nos reunir e entregar, pessoalmente, brinquedos nesta época mágica que é o Natal”.

Na última quinta-feira, 17, o Papai Noel já tinha estado com as crianças e distribuído presentes durante o encerramento do ano letivo na Classe Hospitalar. Música e dança também fizeram parte da programação. O Núcleo de Arte e Cultura (NAC), da Universidade Estadual do Pará (UEPA), é parceiro da unidade e levou canções variadas que emocionaram os pequenos pacientes.

Para Maria das Graças da Silva Santos, moradora de Belém, a programação do Natal Feliz pode resgatar o brilho desta festa em sua vida. Após a morte de sua filha, dona Maria das Graças ficou responsável pelos netos. “Estou acompanhando meu neto de 11 anos e fiquei muito feliz em ver essa atenção. Gosto muito do Hospital Metropolitano porque somos bem tratados aqui. É um ótimo hospital e essa festa só nos alegra”, revelou. Dona Maria das Graças conta que não teria condições de dar presentes ao neto, agora, com a ação do Natal Feliz, ela já não terá essa preocupação.

Quem também aprovou o Natal Feliz foi a mãe do pequeno Antonio, de 7 anos. Elaine Rodrigues mora em Paragominas, mas está no Hospital Metropolitano porque o filho caiu de um pé de mamão e,com isso, quebrou o braço. Conforme ela conta, a festa de Natal no Hospital tem distraído a todos e transformado o ambiente hospitalar: “fica mais leve quando há essa festa toda”.

Programação

Na sexta-feira, 18, aconteceu a abertura oficial do Natal Feliz com a apresentação do Coral HMUE. Nesta terça-feira, 22, eles se apresentam novamente na Pediatria. Um lanche natalino será distribuído.

Nesta quarta-feira, 23, os pacientes receberão a visita especial dos membros do  projeto Meu Amigo Herói. Vestidos de super-heróis, os colaboradores do hospital promoverão brincadeiras e descontração.

De acordo com a psicóloga do HMUE, Juliana Costa, as ações natalinas são de extrema importância. “É um momento único, em que muitas crianças até esquecem que estão dentro de um hospital. A alegria fica estampada no rosto, demonstrando a satisfação em poder viver esse momento, e ainda tirar o foco do sofrimento da enfermidade” avalia.

O encerramento da programação natalina, que acontece na tarde da quinta-feira, 24, será no CTQ, envolvendo todos os usuários crianças e adultos. Na programação, está prevista a apresentação do Coral HMUE com músicas natalinas e também distribuição de brindes e lanche especial natalino.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde