Com árvore sustentável gigante, HRBA realiza programação de Natal

A ação ‘Natal do HRBA, um toque de amor em nossos corações’ foi especial e emocionante para dezenas de pacientes, familiares e colaboradores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA). Foram momentos de reflexão sobre o nascimento de Jesus, celebrado em 25 de dezembro, e também, sobre a importância da conservação do planeta e dos recursos naturais.

A programação natalina contou com apresentações musicais do coral infantil São Francisco de Assis, do Maestro Tinho Fonseca e do fisioterapeuta Geovane Silva, interpretando músicas do cantor Roberto Carlos. Além disso, aconteceu uma reflexão sobre o verdadeiro significado do Natal, com mensagem do pastor Rui Bentes; a inauguração da árvore de Natal sustentável; e um dos momentos mais esperados pelas crianças, a entrada do Papai Noel ao lado da Mamãe Noel.

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, ressalta a importância do Natal Sustentável, que já se tornou tradição no hospital. “A simbologia que representa a árvore que foi realizada com material reciclável é muito significativa. Além do aspecto voltado ao meio ambiente, também tem a questão da transformação. Você transformar algo que seria perdido em algo novo, que ilumina, que representa a renovação. Serve para mostrar a importância da reciclagem, do reaproveitamento do material, e também para reavaliarmos a nossa postura e a nossa conduta”.

A árvore – de 8 metros de altura e 16 metros de diâmetro – foi construída com mais de 10 mil CDs usados que, em vez de serem descartados, foram reaproveitados pelo Comitê de Sustentabilidade do HRBA. Desde outubro, caixas coletoras ficaram à disposição de quem quisesse entregar o material para ser usado na confecção da árvore. Emissoras de rádio de Santarém também doaram CDs que não tinham mais utilização.

“Esse é o quarto ano que construímos a árvore de Natal Sustentável. Durante três anos, foram utilizadas garrafas PET, e nesse ano nós inovamos e fizemos com CDs. Os colaboradores trabalharam na confecção da árvore e também ajudaram com a doação de materiais”, diz a presidente do Comitê e Diretora de Enfermagem, Daniella Mengon.

O projeto de construção da árvore surgiu em 2012. “É um projeto focado na sustentabilidade, mas que envolve a comunidade e chama a atenção para o reaproveitamento de materiais”, conta a idealizadora da árvore de Natal Sustentável, a enfermeira Paloma Aguiar.

“Essa árvore, além de ser um símbolo de Natal, também é uma forma de mostrar para as pessoas que é possível reaproveitar diversos materiais e evitar o desperdício de lixo. É um incentivo para a conscientização sobre a importância de se conservar o planeta”, explica Daniella Mengon.

A árvore foi montada no canteiro em frente à recepção principal do hospital, possibilitando que os pacientes internados nas clínicas possam vê-la da sacada e se encantem com as luzes e cores proporcionadas pelo reflexo dos milhares de CDs.

“Nós tínhamos mais de 10 mil CDs que seriam descartados e que viraram uma bela árvore, que à noite tem um brilho todo especial. Tivemos a participação dos nossos pacientes, principalmente os oncológicos, e também dos profissionais da instituição. Foi, mais uma vez, uma noite muito emocionante, com a participação de vários parceiros e talentos, inclusive do hospital. Desejo que todos nós tenhamos um excelente Natal”, finaliza Moreschi.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde