Instituto do Cérebro recebe prêmio de Gestão em Saúde

O médico Paulo Niemeyer Filho, diretor do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), e o coordenador de CTI da unidade, o médico Fábio Miranda, receberam, terça-feira, dia 1/12, o Prêmio Visconde de Mauá de Cultura e de Gestão em Saúde 2015, na categoria gestor público. A homenagem, promovida pelos Conselhos Empresariais de Cultura e de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), premiou os grandes incentivadores da cultura e destaques da saúde pública e privada no estado.

Para Miranda, o prêmio – dado ao primeiro centro especializado em neurocirurgia do Brasil – significa o reconhecimento do trabalho diário da equipe e do esforço para o resgate da qualidade na assistência aos pacientes do SUS, oferecendo o que há de melhor nas áreas da neurocirurgia e do neurointensivismo.

“Atingir tal padrão de qualidade só foi possível pela gestão institucional através de uma parceria público-privada, reduzindo-se os obstáculos existentes em outros modelos de gestão. A premiação nos incentiva à busca incessante da qualidade”, afirmou o coordenador da CTI. 

Em dois anos, o IEC já realizou 2.759 cirurgias, 24.097 consultas e 50.374 exames de imagem, entre tomografias, ressonâncias e hemodinâmicas. A unidade conta com 200 médicos sob comando do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, um dos principais especialistas do país. São quatro centros cirúrgicos – todos com capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais (operação menos invasiva feita por computador) – e um centro equipado com ressonância magnética (sala híbrida), além de nove consultórios, 38 leitos de UTI adulto, seis de UTI pediátrica e dois leitos para pacientes com epilepsia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde