Colaboradores do Hospital Metropolitano participam da terceira edição da SIPAT

A conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho tem sido uma constante no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) na Região Metropolitana de Belém. Entres os dias 23 e 27/11, os colaboradores se uniram para intensificar as ações educacionais e de mobilização pelo acidente de trabalho zero, na terceira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

Com o tema “Trabalhe consciente, faça prevenção e evite acidentes, a SIPAT ofereceu, aos 1.128 colaboradores da unidade hospitalar, palestras com o intuito de despertar nos participantes a importância do seu papel enquanto promotores de ações redutoras de acidente de trabalho, e assim, conseguir colocar em prática as atitudes preventivas, que garantem a segurança de todos.

Segundo o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Carlos Henrique Batista da Costa, o Hospital Metropolitano tem conseguido reduzir os acidentes de trabalho. Hoje, há uma média de oito acidentes por mês, entre acidentes típicos, de trajeto e com exposição biológica, índice considerado baixo para um hospital de média e alta complexidades, com Grau de Risco III,  em que mais de mil profissionais atuam e que realiza mais de 25 mil atendimentos ao ano.  “A nossa instituição é 100% notificada. Com isso, conseguimos conscientizar nossos profissionais a não cometerem o mesmo erro, e assim, evitarmos a repetição de um acidente. Trabalhamos para alcançar o acidente zero, e em conjunto, com cada colaborador, iremos conseguir”, explicou o presidente.

Ação continuada

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a CIPA atuam de forma contínua no HMUE, orientando e trabalhando a conscientização do colaborador, de forma que a SIPAT se tonou um momento anual de discussão e renovação das práticas de segurança do trabalho. “A SIPAT é nosso maior evento de prevenção na área da Segurança do Trabalho, por meio dela incentivamos nossos colaboradores a colocarem em prática aquilo que aprendem nas palestras e interatividades”, destacou o presidente da CIPA, Carlos Henrique Batista da Costa.

De acordo com a coordenadora do SESMT, a engenheira do trabalho Walquíria Rocha, o fator humano é uma das principais causas de acidente de trabalho. Ela explica que a pressa, a falta de planejamento e as próprias relações interpessoais podem causar um acidente de trabalho. “Estamos atuando na conscientização dos colaboradores, para que assim, o fator humano resulte em acidente de trabalho zero”, definiu.

O diretor geral do HMUE, Rogério Kuntz, aproveitou a SIPAT para lembrar aos colaboradores que a prevenção de acidentes deve ser feita em conjunto, pelo hospital, mas também, por cada profissional. “Prevenção não se faz sozinho, é preciso que todos abracem esta causa“, ressaltou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde