HMMC realiza Talk Show sobre saúde do homem

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) e a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizaram nesta quarta-feira (25/11) o Talk Show sobre a saúde do homem, que marcou o Dia D da Campanha Novembro Azul. A iniciativa é pioneira na região e contribuiu para esclarecer dúvidas e eliminar tabus.

O evento foi realizado no Ambulatório de Especialidades do HMMC e transmitido ao vivo pelo site www.mogidascruzes.sp.gov.br, onde continua disponível para exibição. 

Participaram do debate seis especialistas: o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis; o médico oncologista e coordenador de Gestão Hospitalar da Prefeitura de Mogi, Paulo Villas Bôas de Carvalho; o clínico Geral Carlos Alberto de Assis Junior; o Urologista Guilherme Schmidt Unterkircher; o Psicólogo José Roberto Maiolo; além do Diretor do Hospital Municipal, Matheus Gomes.

Por uma hora e meia, o grupo discorreu sobre os mais diferentes aspectos da saúde do homem, principalmente o câncer de próstata. Entre os temas abordados estavam a prevenção, o tratamento e o grande temor dos homens em relação ao exame de toque retal.

“O toque retal é um exame que permite ao médico sentir a zona periférica da próstata e suas eventuais alterações. É um exame rápido, que leva poucos segundos”, informou o urologista Guilherme Schmidt.

Para comprovar a importância da Campanha Novembro Azul, quatro casos de câncer de próstata foram confirmados e encaminhados para tratamento na edição 2014. Neste ano, de 1 a 22 de novembro, 1.357 exames de PSA já foram coletados, dos quais 213 resultados indicaram alguma alteração e já foram direcionados para avaliação mais detalhada do médico urologista. 

“Quatro casos pode parecer pouco diante de tantos exames realizados, mas são quatro vidas, quatro pessoas que puderam iniciar o tratamento de uma doença que, diagnosticada precocemente, tem quase 90% de chances de cura”, informou o secretário municipal de Saúde.