HRBA leva Campanha Novembro Azul ao mercadão de Santarém

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), está empenhado na campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina a fazer o exame preventivo do câncer da próstata. Atualmente, 118 pacientes estão em tratamento no hospital.

A programação da campanha Novembro Azul do HRBA começou no dia 6, quando a iluminação da fachada foi trocada – do róseo, em outubro, passou para o azul, agora. No dia 13, o oncologista clínico Luiz Eduardo de Carvalho proferiu uma palestra sobre o tema para os acadêmicos residentes do hospital. Nos dias 18 e 19 serão dadas orientações e distribuídos laços azuis nas recepções do Ambulatório, Imagem, Quimioterapia e Radioterapia.

NO MERCADÃO

Uma grande ação externa será realizada no dia 20, no Mercadão 2000, localizado na Avenida Tapajós, local de grande concentração popular na orla de Santarém. A “Ação Azul’ vai acontecer entre 8h e 11h e incluirá palestras de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata; orientação sobre alimentos que contribuem para evitar o câncer e aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea (IMC).

ATENDIMENTO

Estão em tratamento no HRBA (administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente e Assistência Social e Hospitalar, sob contrato coma Secretaria de Estado de Saúde), atualmente, 118 pacientes. Entre 2010 a 2013 foram diagnosticados pelo hospital 177 novos casos de câncer de próstata.

CONSELHO

Luiz Pereira de Sousa, de 69 anos, está entre os pacientes, depois de descobrir, que estava com câncer de próstata, em abril passado. Em agosto ele iniciou o tratamento no HRBA. “Eu tenho muito mais preocupação do que antes. Eu aconselho os amigos a se cuidarem, porque não é nada bom ficar na situação que eu estou hoje. É preciso ter uma rotina de exames preventivos para que não aconteça o que aconteceu comigo e com outros. Cuidem-se, a saúde é o maior presente que nós temos na nossa vida”, aconselha o paciente que é natural de Boa Vista (RR).

REFERÊNCIA

O HRBA é referência no tratamento oncológico na Região Oeste do Pará. “Além de dar assistência hospitalar, o HRBA também atua em campanhas com a finalidade de divulgar informações que incentivem hábitos saudáveis de vida, sobretudo a alimentação e atividade física regular, bem como o acompanhamento rotineiro para que possamos realizar o diagnóstico precoce”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Para encerrar a campanha, a equipe de conscientização do HRBA vai atuar, dia 26, em uma grande obra de engenharia da cidade, com objetivo de repassar informações para os trabalhadores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde