Sede reestrutura Núcleo de Qualidade do Paciente

Com o intuito de fortalecer os processos de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde sob a administração da Pró-Saúde, foi realizada a reestruturação do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente da Sede Administrativa que passa a se chamar Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente Corporativo. Esta reestruturação foi fundamentada na distribuição interna de profissionais específicos para a gestão da qualidade e para a gestão de segurança do paciente, com o objetivo de aproximar-se dos Núcleos da Qualidade e Segurança do Paciente locais, constituindo parceria e suporte para o desenvolvimento de uma gestão do risco clínico eficiente e a construção de uma assistência segura nos moldes do Modelo de Excelência Assistencial (MEA).

A partir desta reorganização será definido o Programa da Qualidade e Segurança do Paciente Corporativo, contendo conceitos, documentos e diretrizes que nortearão a gestão da qualidade e da segurança do paciente em nossos Serviços de Saúde. Estes documentos serão de três níveis:

  • Documentos Corporativos (deverão ser seguidos na íntegra pelos Serviços de Saúde);
  • Documentos de Referência (fornecem o suporte para a construção de documentos locais, obrigatórios, dos Serviços de Saúde);
  • Biblioteca de Documentos (normas, resoluções, legislações e exemplos de boas práticas).

Dando início aos trabalhos, já estão disponíveis no site da entidade os primeiros Documentos Corporativos. A Política Corporativa de Segurança do Paciente, que passa a estar em vigor, e o Manual de Gestão do Risco Clínico, que permanecerá em consulta pública por 30 dias, estão disponíveis aqui. Tal procedimento visa à oportunidade de análise e críticas pelos profissionais operacionais, na construção coletiva de um sistema eficiente de redução de incidentes.

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