Entidade participa da 1ª Semana do Trauma de Sumaré

A UPA 24h Macarenko, administrada pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré, participa da 1ª Semana do Trauma de Sumaré.  O evento, organizado pela Prefeitura, acontece de 09 a 13/11, e conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e do SAMU. A participação da Pró-Saúde no evento acontece após a realização de um processo de capacitação da equipe de enfermagem da UPA Macarenko, voltado para o atendimento de urgência e emergência.  

No último dia do evento (13/11), será realizada uma simulação de acidente com múltiplas vítimas. O roteiro do simulado contempla o atendimento simultâneo de 14 vítimas (2 crianças, 1 gestante, 1 vítima de queimadura por ácido, 1 infartado e 9 adultos politraumatizados). A cena irá acontecer na Praça das Bandeiras, às 16h, e duas ruas serão fechadas para o treinamento. Serão utilizados um caminhão, um micro-ônibus e uma motocicleta. O atendimento simulado servirá como oportunidade de capacitação para todas as equipes da UPA 24h Macarenko, uma vez que as 14 vítimas serão transportadas para a unidade, independentemente do fluxo do dia.

As reuniões do planejamento da ação aconteceram desde agosto, quinzenalmente, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Durante as reuniões, foi desenvolvido um instrumento de avaliação do simulado, contemplando aspectos quantitativos e qualitativos, com o objetivo de desenvolver um plano de ação de melhorias para a rede de urgência do município.

 

Capacitação

 

O treinamento teórico de capacitação na UPA atingiu 409 participantes e aconteceu de julho a setembro deste ano. Foram abordados diversos temas pertinentes, entre eles o Protocolo de Trauma, Anatomia e Fisiologia Cardíaca, Polifraturas e Fraturas de Extremidades, Emergências Pediátricas, Trabalho de Parto Prematuro, Parada Cardiorrespiratória, Ressuscitação Cardiopulmonar, Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho, Pranchamento e Uso do Colar Cervical, Uso do DEA (Desfibrilador Automático Externo), entre outros.

 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica com quase cinco décadas de atuação. Consolidou-se como uma das maiores instituições de gestão de serviços no setor médico-hospitalar do País. Presente em 10 estados e 27 municípios, tem sob sua responsabilidade cerca de três mil leitos e o trabalho de aproximadamente 20 mil profissionais, sendo 3,5 mil médicos. A entidade está entre as 500 maiores instituições do país, no ranking dos principais veículos de comunicação da área de Economia, como as Revistas Exame e IstoÉ Dinheiro e os jornais Valor Econômico e O Estado de S. Paulo. Ainda segundo este último, a Pró-Saúde é a sexta instituição da área de saúde do Brasil.  

A certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Saúde, pelo Ministério da Saúde, reforça sua atuação no âmbito da gestão do SUS, com eficiência e qualidade, ampliando o acesso da população aos serviços.

Em Sumaré, a Pró-Saúde administra, sob convênio com a Prefeitura, a UPA 24h Macarenko e o Pronto Atendimento Matão. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde