HRBA apresenta trabalhos em Congresso Brasileiro de Oncologia

Referência no tratamento de câncer, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), de Santarém (PA), apresentou cinco trabalhos sobre oncologia, no 19º Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, realizado em Foz do Iguaçu (PR), no período de 29 de outubro a 1º de novembro. Resultantes de tratamentos de pacientes realizados em Santarém, os trabalhos foram apresentados pelos médicos Carlos Hummes e Kalysta Borges.

Foram abordados os seguintes casos: “Doença de Rosai-Dorfman” (desordem rara que se caracteriza pela superprodução de células de grandes dimensões do tecido conjuntivo, que se acumulam nos nódulos linfáticos); “Neoplasia blástica de células dendríticas plasmocitóides” (tumor raro que tem envolvimento cutâneo e disseminação leucêmica), “Sarcoma de Mama”, “Síndrome de Von Recklinghausen” (doença genética que afeta o sistema nervoso e a pele, principalmente, podendo comprometer outros órgãos) e “Tumor de Warthin” (nódulo nas glândulas salivares).

 

POLO DE ENSINO

O HRBA está se consolidando como um polo importante de ensino e pesquisa médica na região norte, atraindo pesquisadores e estudantes de diversos locais do Brasil e até do exterior. E “é importante divulgarmos nossa produção científica, trocar informações e nos inteirar do que está ocorrendo fora de Santarém. Temos que fazer interação com outras instituições para ampliar conhecimento e trazer melhores soluções para nossos pacientes”, conta o oncologista Carlos Hummes.  Ao avaliar a importância do evento, ele destaca o tema sarcoma de mama. Ele levou ao congresso um caso dessa doença, tratado em Santarém, com sucesso. Apesar de ser um caso pouco comum entre os tipos de câncer de mama, com evolução muito agressiva, “o tratamento foi bem sucedido e, após procedimento cirúrgico, a paciente está muito bem”.

 

RESOLUTIVIDADE

A médica Kalysta Borges ressalta que é importante apresentar trabalhos como esses em eventos científicos “para mostrar, no cenário nacional, os casos tratados no HRBA; a alta resolutividade do hospital, e o tratamento holístico (atendimento integral envolvendo várias áreas médico-sociais) que os pacientes recebem no setor de oncologia”.

 

RESIDENTE

A residente Vivan Pontes participou, pela primeira vez no curso da sua formação, de um evento científico de grande importância. Para ela, uma oportunidade importante para sua formação acadêmica, tendo tomado contato com novos estudos e conhecidos pesquisadores, entre eles o norte americano James Allison, considerado o pai da imunologia moderna. “Ele tem desenvolvido trabalhos muito promissores na área da oncologia”, ressaltou Vivian, que integra uma turma de acadêmicos de medicina que cumpre o programa de Residência no Hospital Regional do Baixo Amazonas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde