Metropolitano promove conscientização sobre a importância da lavagem das mãos

Um gesto simples e com baixo custo é fundamental para o controle de infecções: a lavagem das mãos. Ato muitas vezes esquecido pela correria do dia-a-dia, mas que foi lembrado pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA).

Com estande montado no hall da unidade, a equipe do SCIH buscou conscientizar colaboradores, acompanhantes e visitantes sobre a importância de manter as mãos limpas. A orientação foi reforçada pelo apoio do grupo Anjos da Enfermagem, que foram em todos os setores do hospital para lembrar o quanto o cuidado pessoal é diferencial para a promoção em saúde. “A lavagem das mãos é a medida mais simples e mais importante no controle da infecção. Ela impede a transmissão de doenças entre todos, sendo um ato básico e que as vezes as pessoas não dão a devida importância”, explicou a médica coordenadora da SCIH no HMUE, Vanessa Santos.

Realizada na última semana, a ação de orientação e conscientização teve a adesão dos profissionais e acompanhantes, que voluntariamente pararam para ouvir e buscar compreender o quanto a mudança de comportamento é importante a saúde de todos. “Buscamos fortalecer, de um jeito simples, o processo de higienização das mãos e assim promover a segurança do nosso paciente”, comentou a enfermeira Emanoella Mesquita.

Anjos

Parceiros na mobilização por mais higienização das mãos no HMUE, os Anjos da Enfermagem utilizaram muita criatividade para que a mensagem fosse assimilada pelos participantes. Para a médica Vanessa Santos, a conscientização com humor toca o emocional dos profissionais, despertando em cada um o quanto sua atitude contribui para a missão de salvar vidas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde