Metropolitano usa terapia do carinho no processo de recuperação

O brilho no olhar dos pequenos pacientes da Clínica Pediátrica e do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), é o combustível para que, a cada dia, a equipe da unidade surpreenda-os com ações diferenciadas, como o projeto Meu Amigo Herói.

Vestidos como personagens dos quadrinhos, como a Mulher Maravilha e a “Super Homa”  (nome dado a versão feminina do Super Man pelo pequeno paciente Adriel Aleixo), os colaboradores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar promoveram mais um momento de recreação, lazer e diversão às crianças internadas no hospital. Além dos superamigos, os pequenos pacientes também assistiram uma apresentação de dança do Studio Levitá.

A ideia do hospital, segundo a coordenadora de Humanização, Roberta Cardins, é promover o riso usando a terapia do carinho no processo de recuperação dos pacientes. “Acreditamos que o amor seja o principal remédio para que nossos pequenos usuários se recuperem e possam voltar bem para suas casas. Apesar que muitos, por conta das brincadeiras, nem querem ir e precisamos convencê-los que é necessário”, detalhou a coordenadora.

Luana Monteiro está com seu filho Lucas internado. Para ela, o trabalho do grupo de humanização é muito bom para animar as crianças. “Todos os hospitais deveriam ter brincadeiras como essa”, revelou Luana.

Filho de Luana, Lucas Willian Monteiro conta que gostou muito da dança. Mas a melhor parte, segundo ele, foram as brincadeiras e os presentes. “As tias são muito legais”, contou o pequeno usuário.

As mães Francinete Reis e Eliege Barbosa também ficaram surpresas com o trabalho do grupo de humanização. Elas aprovaram a iniciativa do Hospital Metropolitano e declararam que o ambiente ficou muito mais divertido. “Nossas crianças ficam felizes com essas ações. Ajuda muito no tratamento”, comentou Eliege Barbosa.

Melhorias

A realização de atividades de lúdicas e de lazer no ambiente hospitalar contribui para a redução do nível de estresse, favorecendo a integração entre pacientes e acompanhantes, aumentando as defesas imunológicas e melhorando a oxigenação. No caso das crianças, com as brincadeiras elas relaxam e melhoram a autoestima.

Projeto Meu Amigo Herói

Projeto de humanização do HMUE realizado nas dependências da unidade para as crianças que estão em tratamento. Seu objetivo é amenizar os traumas do tratamento hospitalar, assim como desmistificar o tratamento e o profissional de saúde, a diminuição da tristeza/depressão, a redução da percepção do tempo de espera, a mediação da relação entre o profissional, o paciente e a acompanhante e a redução do medo e da ansiedade.

Com o projeto, observa-se a redução dos níveis de estresse no ambiente hospitalar. Além disso, a linguagem do “Super Herói” contribui para a compreensão dos pequenos pacientes sobre a  importância de seguir as orientações dos profissionais de saúde.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde