HEAPN realiza comemoração ao Dia Mundial de Lavagem das Mãos

Nesta semana, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), no Rio de Janeiro (RJ), realizou ações em comemoração ao Dia Mundial de Lavagem das Mãos. O evento contou com distribuição de etiquetas, alertas sonoros com lembretes de higienização das mãos e palestra realizada pela equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Letícia Janotti, coordenadora do SCIH, explicou que a programação foi feita com foco na sensibilização das equipes, com vídeos educativos e apresentação da auditoria realizada pela equipe do SCIH com distribuição de certificados conforme adesão e treinamentos realizados. “O alcance de 60% de adesão é satisfatório nesta 1ª fase, considerando as 1.700 observações realizadas pelo SCIH. Estamos muito próximos da meta de 70%, valor observado nos centros com os melhores resultados”, ressaltou.

 De acordo com Letícia, embora a higienização das mãos seja considerada a medida mais importante para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde, garantir o seu aperfeiçoamento é uma tarefa complexa e difícil, mas não impossível. “É necessário o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar e principalmente das lideranças dos setores para o alcance do objetivo. O maior beneficiado é o nosso paciente”, explicou Letícia,  acrescentando que também foram distribuímos álcool em gel pocket e informativo com os cinco momentos preconizados pela ANVISA/OMS para todos os participantes. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde