Pacientes do HRBA comemoram Dia das Crianças no cinema

O Dia das Crianças de 2015 ficará marcado na memória de 24 crianças que estão em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Elas comemoraram a data especial na terça-feira (13), indo ao cinema, localizado no Rio Tapajós Shopping, para assistir ao ‘Hotel Transilvânia 2’.

A liberação temporária dos pacientes foi autorizada por uma equipe médica, após avaliação de cada um. A equipe do HRBA, composta por 20 profissionais, incluindo três médicos, acompanhou as crianças durante toda a programação. Ao lado da sala de cinema, foi montada uma estrutura de apoio, com maca, balão de oxigênio, monitor cardíaco e demais equipamentos. Uma ambulância ficou de sobreaviso no shopping.

De acordo com a gerente das unidades de internação, e responsável pelo evento, Vanja Kzan, o objetivo foi de comemorar o Dia das Crianças de uma forma diferente. “As crianças foram ao cinema e não o cinema até elas. Eventos como esse deixam as crianças felizes e mais abertas ao tratamento. Isso chama-se humanização”. O momento foi emocionante, com diversos depoimentos das crianças, acompanhantes e colaboradores atestando a felicidade. “Isto é muito gratificante para nós”, disse Vanja. Ao final da programação, foram distribuídos presentes para as crianças.

O Diretor Geral do Hospital Regional de Santarém, Hebert Moreschi, ressalta que o HRBA se preocupa em perceber os pacientes em todos os seus aspectos. “Temos uma excelente estrutura e profissionais altamente qualificados. Mas o fator humano é fundamental”.

Jociane Ferreira, mãe de Fernanda, de nove anos, disse que se sentiu muito feliz com a iniciativa do hospital. “Há seis anos eu acompanho a Fernanda em tratamento e nunca tinha participado de uma iniciativa igual a esta; as crianças saindo do hospital para ir ao cinema”. O pai de Gabriela, Nilton Guimarães, também comemorou a ação. “Para ela, foi muito bom, se divertiu bastante”.

PARCEIROS

A ação só foi possível graças a algumas parcerias. Além de ceder a sala de cinema, o Rio Tapajós Shopping ofereceu pipoca, suco e refrigerante. O Barrudada Tropical Hotel e o Grupo CR concederam os ônibus para a condução das crianças, acompanhantes e equipe do hospital. A vereadora Marcela Tolentino e o buffet Coma Bem deram os presentes para as crianças

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde