Outubro Rosa conta com programação intensa em Santarém

A campanha Outubro Rosa do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi aberta nesta quinta-feira (8), e contou com a presença da banda Maestro Wilson Fonseca, profissionais de saúde e pacientes em tratamento, além de parceiros do hospital. A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que atinge principalmente as mulheres.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) diagnosticou, entre 2013 e 2014, 81 novos casos da doença. Atualmente, 107 pacientes estão em tratamento no hospital, sendo 105 mulheres e dois homens. Em 2014, 67 passaram por procedimentos cirúrgicos e, até setembro deste ano, mais 38 cirurgias foram realizadas.

Bernadete Freire diagnosticou o câncer aos 53 anos de idade, mas não buscou atendimento médico imediato, por acreditar que a doença não estava em estágio avançado. “Quando eu fiz o meu exame, deixei guardado porque achava que era categoria simples. Só após a avaliação médica, descobri que o nível da doença era avançado”. Agora, ela faz um alerta às mulheres: “Façam o exame de mamografia. Se você sentir algo no seio, procure ajuda médica. Não espere a doença avançar para buscar atendimento”. Ela Há um ano ela fez uma cirurgia, no HRBA.

O diagnóstico precoce do câncer de mama aumentando em   nove por cento o potencial de cura. Localizado em Santarém, o Hospital Regional é referência no tratamento oncológico no Pará e na região norte do país. “Mas é importante que as pessoas ouçam as mensagens das campanhas de conscientização sobre o exame preventivo e diagnostiquem precocemente eventuais problemas”, recomenda o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

INFORMAÇÃO

A falta de informação ainda é um dos maiores problemas enfrentados pela população santarena, principalmente nas regiões ribeirinhas. “Temos muito trabalho a ser feito; há comunidades onde moram mulheres acima de 60 anos que nunca fizeram o exame de mamografia”, destaca o médico Marcos Fortes, coordenador da Oncologia do HRBA. Segundo ele, o preconceito também é uma barreira a ser vencida. “As mulheres precisam vencer o medo e perder a vergonha de fazer o exame. O Outubro Rosa serve para que a difusão de informações mude esse comportamento”, acrescenta Fortes.

EXAMES DISPONÍCEIS

O exame anual de mamografia é um direito assegurado por lei às mulheres acima de 40 anos, sendo ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Santarém tem aproximadamente 38 mil mulheres incluídas nessa faixa etária, mas, mesmo assim, a cota de 250 exames por mês, ofertada pelo HRBA, não é preenchida.

“Somente o exame de mamografia é capaz de detectar as microcalcificações, estruturas minúsculas vistas somente no exame. Quando o câncer de mama é diagnosticado nesse estágio, as chances de cura aumentam”, explica a coordenadora do Outubro Rosa em Santarém, Nádia Moreira Alves.

PALESTREAS E EXAMES

A programação do HRBA – hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) – segue até o final do mês.  No dia 1º, a iluminação da fachada do prédio foi alterada para a cor rosa.

A equipe de enfermagem da Oncologia realizará palestras em vários locais do hospital, incluindo a oncologia. No dia 24 (sábado), às 19h, será realizada uma caminhada na orla da cidade. E, no dia 30 (sexta-feira), a campanha será encerrada com a realização de ação social voltada para a comunidade.

Serão realizadas, também, consultas com mastologistas, ginecologistas e oncologistas, além de exame de mamografia e avaliação médica. Caso seja diagnosticado algum caso de oncologia, o paciente será encaminhado imediatamente para tratamento. As mulheres ainda vão receber cuidados com a beleza e sessão de massagem.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde