Galileu implanta Comissão de Ética de Enfermagem

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), implantou, em outubro, a sua Comissão de Ética de Enfermagem, devidamente aprovada pelo COREN – Conselho Regional de Enfermagem no Estado Pará. Com mandato de dois anos, os membros atuarão até 2017, com a missão de divulgar o Código de Ética de Enfermagem e demais normas disciplinares e éticas do exercício profissional, zelando pelo exercício ético da profissão no Hospital, identificando as condições oferecidas para o desempenho das atividades e a qualidade do atendimento dispensado aos usuários.

Segundo o presidente do COREN no Estado do Pará, Antônio Moraes Vieira, quando uma instituição implanta sua comissão de ética, ela surge com objetivo de proporcionar aos colaboradores uma perspectiva educativa. “É preciso que a comissão tenha um papel educativo, que faça orientações aos seus colaboradores”, explicou o presidente.

Também foi destacado pelo presidente Antônio Vieira a necessidade de orientação e zelo pelos princípios que compõem o código de ética como a autonomia profissional, a urbanidade no exercício da profissão, a possibilidade de se inter-relacionar e o processo de interdisciplinaridade do saber, trocando informações sempre com os outros profissionais. “O Código de Ética de Enfermagem busca, sobretudo, atender com dignidade o usuário que está sob nossa responsabilidade, proporcionando segurança no exercício da profissão, tanto em relação a procedimentos, evitando imperícias, imprudências e negligência, quanto na seguridade na integridade desse paciente, de forma que ele seja bem assistido”, detalhou.

 Com a implantação da Comissão de Ética, o Hospital Público Estadual Galileu avança suas ações de qualidade e segurança do paciente, contribuindo para a prestação de serviços com excelência. Para o diretor administrativo financeiro da unidade, Saulo Mengarda, é fundamental que os processos em uma instituição estejam definidos e organizados. “Com a implantação da comissão, passamos a ter referência de quem são os profissionais que deverão atuar de forma preventiva para conscientização sobre as atribuições legais da profissão, assim como contribuir na segurança do paciente”, destacou.

Comissão

A Comissão de Ética da Enfermagem do Hospital Galileu foi designada atendendo a decisão do COREN/PA nº 50/2015 e a determinação da Resolução do COFEN n° 172/94, que normatiza a criação da Comissão de Ética de Enfermagem nas instituições de saúde, sendo então aprovada e homologada pela 459ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Regional de Enfermagem em 29 de Julho de 2015, dando posse aos membros em 02 de Outubro de 2015.

 Os profissionais que fazem parte da comissão são os enfermeiros Suelen do Socorro de Andrade, Hernandes Miranda Cavalcante, Diego Ferreira dos Santos, Rafaela Lopes Braga, e os técnicos de enfermagem Adriana Cardoso Pastana e Max Melazzo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde