HMC promove programação especial para o Outubro Rosa

O Hospital Municipal de Cubatão (HMC), em Cubatão (SP), iniciou nesta quinta-feira uma série de atividades ligadas a campanha Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção ao câncer mais comum entre as mulheres.

No primeiro dia do mês, colaboradores de diversos setores participaram de uma caminhada, promovida pela Prefeitura Municipal de Cubatão, em que o Hospital apoiou com a entrega de lanches aos participantes. Já no dia 2/10, o HMC dispôs de uma apresentação sobre a Prevenção ao Câncer de Mama.

Pelos corredores da instituição serão distribuídos no decorrer do mês laços alusivos a campanha e panfletos sobre prevenção ao câncer, além da Campanha “Se Toque! ” para exemplificar na prática, como realizar o autoexame.

Ainda dentro do mês, sendo uma parceria com o Rotary Club Jd. Casqueiro, acontecerá uma palestra ministrada por Ricardo Pitta, no dia 29 de outubro às 20h30, na SOMECA (Sociedade de Melhoramentos do Casqueiro), situada na Rua Maria Graziela, 565. Vale ressaltar que o Rotary contribuiu para a compra das camisas alusivas ao Outubro Rosa, utilizadas pelas recepcionistas do hospital.

A mamografia é a maneira mais segura de identificar nódulos muito pequenos, ainda imperceptíveis ao toque das mãos. Por isso, o Hospital Municipal de Cubatão faz o convite a todas as colaboradoras que integram a faixa de risco, acima de 40 anos, para realiza-lo, procurem a Medicina do Trabalho e agendem o seu exame.

Diagnóstico Precoce

A mamografia nada mais é do que a radiografia das mamas, o que pode revelar possíveis alterações nesta parte do corpo. O procedimento é realizado através de uma compressão das mamas, de forma suportável, para detecção de nódulos e tumores. A mamografia faz parte de um conjunto de ações que auxilia no diagnóstico do câncer, sendo o principal e mais importante exame de diagnóstico.

Riscos

– Idade superior a 40 anos;
– Aumento na densidade mamária;
– Histórico de câncer de mama em parentes de 1º grau (mãe ou irmã);
– Histórico de câncer de ovário na família;
– Descoberta de hiperplasia atípica em biópsia mamária;
– Exposição à radiação ionizante para tratamento de doenças como Hodgkin e Linfoma.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde