HEAPN inicia Coleta Seletiva de Embalagem Tetra Pak

No último dia 24, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), no Rio de Janeiro (RJ), deu início ao projeto de Coleta Seletiva de Embalagem Tetra Park, provenientes do setor de Nutrição. A ação está sendo ministrada pelo Comitê de Sustentabilidade e já apresenta redução no custo de coleta externa.

Segundo a Coordenadora do Serviço de Hotelaria e Limpeza, Amanda Marinho, o processo consiste em duas etapas independentes e sucessivas: a de reciclagem do papel e a reciclagem do composto de polietileno e alumínio. A coordenadora explicou, ainda, que o papel reciclado pode ser utilizado, por exemplo, para a produção de papelão ondulado, caixas ou papel. Já o composto de polietileno e alumínio podem ser utilizado para a fabricação de peças plásticas, placas, telhas ou, através da sua separação completa, para a produção de parafina e alumínio metálico.

“Com esta ação, buscamos conscientizar todos os colaboradores, cujo trabalho se relaciona com o setor da nutrição, estimulando a prática da coletiva sustentável desse material”, ressaltou. De acordo com Amanda, as caixas Tetra Pak são feitas com mistura de papel (75%), plástico (20%) e alumínio (5%). “Com a adição de elementos químicos, o recipiente se torna bem denso, causando um problema ambiental, pois demora muitos anos para ser decomposto na natureza”, explicou ela.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde