Chegada da Primavera é marcada com plantio de flores no HMMC

A chegada da Primavera foi marcada no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), com o plantio de flores. Funcionários e pacientes plantaram 190 mudas de “Ericas” (nome popular da flor da família Lythraceae). Elas foram colocadas no canteiro localizado em frente à entrada do Pronto Atendimento Infantil 24 horas. A estação mais colorida do ano teve início às 5h20 desta quarta-feira. A ideia de plantar as flores foi da coordenadora administrativa Elaine Santiago.

O ato é mais uma demonstração do comprometimento do HMMC com a preservação do meio ambiente e com uma gestão sustentável adotada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que faz a gestão plena da unidade. Outro exemplo deste posicionamento ocorreu em 1° de setembro, quando a unidade recebeu o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente” – condecoração criada pela Secretaria de Estado da Saúde, que tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS). Dos 93 projetos encaminhados de todo o país, apenas os 15 melhores, entre eles o do HMMC, foram contemplados.

Entre as ações de sustentabilidade adotadas pelo hospital estão a reutilização da água da chuva e o uso de painéis solares para o aquecimento da água, medidas que, neste momento de crises hídrica e energética, passam a ter uma importância ainda maior.

A captação de energia é realizada por 60 painéis instalados na parte superior do prédio. O aquecimento da água de chuveiros e torneiras é feito por meio deste processo. Além da economia mensal no gasto com energia elétrica, os painéis necessitam de uma manutenção simples, quando comparado a um sistema totalmente elétrico ou a gás.

Já a reutilização da água da chuva é feita por meio de 5 cisternas, com capacidade total de até 77 mil litros. O sistema de reuso possibilita que todos os vasos sanitários utilizem este tipo de água.

O hospital também foi um dos locais escolhidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para receber um poço artesiano, que poderá ser usado pela população em caso de agravamento da crise hídrica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde