HEGV e HEAPN promovem ações na Semana da Doação de Órgãos

Em comemoração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos (27/9), os Hospitais Estaduais Adão Pereira Nunes (HEAPN) e Getúlio Vargas (HEGV), administrados integralmente pela Pró-Saúde, irão promover uma série de ações com o objetivo de mobilizar a comunidade religiosa quanto à importância da doação de órgãos, bem como a sensibilização de familiares e acompanhantes.

As ações no HEGV terão início hoje, 22/9, com programação de palestras, além de curso básico de doação de órgãos e tecidos para transplante voltado para colaboradores. Também terá apresentação, no dia 24, da campanha DOE+VIDA do Programa Estadual de Transplante (PET), aos familiares para esclarecimentos sobre o assunto. As palestras e os vídeos serão abertos ao público em geral.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HEAPN organizou um encontro com as famílias doadoras com pacientes transplantados, no dia 28/9. Haverá também encontro ecumênico, onde diversas religiões falarão sobre a sua visão quanto à doação de órgãos e tecidos. Em outra mesa redonda, no dia 30/09, haverá um encontro médico-jurídico, com o objetivo de promover um debate sobre os aspectos médico-legais que circundam todo o processo de doação de órgãos e tecidos.

“A importância desse evento, além de comemorar a Semana da Doação de Órgãos e tecidos, está na mobilização da comunidade religiosa e na sensibilização”, explica o enfermeiro do CIHDOTT do HEAPN Gilberto Malvar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde