Pró-Saúde assume administração da UPA 24h de Itaboraí

A Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar assumiu, em agosto, a gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Essa é a sétima unidade hospitalar sob gestão da entidade – a quinta gerida integralmente no estado fluminense.

Nas primeiras semanas de gestão, a administração da UPA 24h teve como foco a contratação de funcionários e a reorganização do fluxo de atendimento, assim como o levantamento de ambientes e mobiliários que precisam de melhoria. Uma restruturação dos ambientes também está sendo planejada para que a UPA possa otimizar o estoque de insumos e medicamentos. 

“Nesse primeiro mês estamos organizando a casa para que possamos dar uma assistência ainda melhor aos pacientes. Nas próximas semanas, todo o processo já estará concluído”, explicou o diretor da UPA, Júlio Mendes.

 Estrutura 

A unidade atende casos emergenciais de baixa e média complexidades e tem capacidade para realizar 450 atendimentos diários de urgências clínicas, pediátricas e odontológicas. Dispõe de alas para acolhimento, classificação de risco, exames laboratoriais e raios-X, sala vermelha com quatro leitos de cuidados intensivos. Há também 13 leitos em unidades semi-intensivas, sendo dez adultos e três infantis. Oferece, também, espaço para sutura, gesso, medicação, vacinação e nebulização.

Salas especiais para pacientes com doenças infectocontagiosas, como tuberculose e meningite, garantem aos pacientes o atendimento desde os primeiros cuidados até a transferência para um hospital especializado.

Presença no RJ

No Rio de Janeiro, a Pró-Saúde também faz a gestão plena do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, do Hospital Estadual Anchieta, do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, do Hospital Estadual Getúlio Vargas, da UTI do Hospital Estadual Carlos Chagas e da Maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria – todos sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde