Metropolitano avança no Programa de Qualidade com treinamento de auditores

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), está implantando um grupo de auditores internos. Tinta e dois colaboradores participaram de um treinamento para atuarem nas verificações dos processos, visando os processos de Acreditação Hospitalar.

Os auditores internos do Metropolitano irão, segundo a gerente da qualidade do hospital, Vanessa Bremer, fazer auditorias obedecendo a diretrizes do Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. “Com essas auditorias iremos verificar o andamento dos processos do HMUE. Temos uma metodologia focada na ONA – Organização Nacional de Acreditação, mas também atuamos com direcionamentos do GT – Grupo Técnico e da Vigilância Sanitária e Requisitos de Apoio à Gestão”, explicou a gerente.

O HMUE é comprometido um serviço de excelência, tendo como pilares a humanização e qualidade. Coma a implantação da auditoria, serão feitas verificações mensais dos processos, possibilitando correção de falhas, visando ampliar a segurança do paciente.

Para o diretor geral da unidade, Rogério Kuntz, a aplicação dos processos de qualidade resultará em benefícios para o usuário. “Para que possamos melhorar cada vez mais nossa atuação, devemos nos monitorar e seguir protocolos que proporcionem atendimento de qualidade e humanizado. A implantação das auditorias internas fomentará em nossos colaboradores uma reflexão sobre suas atitudes e de que maneira eles podem se superar”, revelou o diretor.

Programa

No treinamento, os membros do grupo de auditoria conheceram os objetivos do programa, conceitos e o que é a acreditação e metodologia ONA. Objetivamente, trataram de como preparar uma avaliação, condução e registro dos resultados de avaliação interna, o registro de uma avaliação interna, o acompanhamento das ações decorrentes das avaliações e o treinamento em práticas avaliativas.

Avaliação

O treinamento foi realizado pelo NQSP e ministrado pela Consultora da qualidade da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Luciane Oliveira. Ao término, os participantes do treinamento passaram por uma prova de avaliação.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde