HDLEM promove treinamento sobre gerenciamento de resíduos

Os colaboradores do Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães (HDLEM), em Mairi (BA), participaram, nos dias 1 e 2 de setembro, do treinamento “Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS”, ministrado por Itana Moraes, engenheira Ambiental. O objetivo foi transmitir o contexto do PGRSS, e reforçar o compromisso de toda a comunidade hospitalar no correto manejo dos resíduos sólidos, sua redução e reciclagem.

Os resíduos sólidos dos serviços de saúde são um dos tipos que mais trazem preocupação aos gestores, pois sua destinação e tratamento requerem cuidados especiais, os quais estão normatizados em legislação específica. A observância da Política Nacional de Resíduos Sólidos e as portarias estabelecidas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) permitem que haja um avanço no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente. Seus objetivos são: proteger a saúde e o meio ambiente dos riscos gerados pelos resíduos de serviços de saúde, diminuir a quantidade de resíduos gerados, atender à legislação RDC nº 306/2004 – ANVISA e Resolução CONAMA nº 358/2005, melhorar as medidas de segurança e higiene no trabalho.

O HDLEM possui implantada a Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, composta por nove integrantes das áreas de enfermagem, manutenção, higiene e limpeza, segurança do trabalho e farmácia. O grupo de trabalho tem como objetivo contribuir para a elaboração e efetiva implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos no âmbito da instituição, multiplicando as informações e contribuindo para educação ambiental dos colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde