Galileu prepara sua primeira semana da Qualidade

De 14 a 25 de setembro acontecerá no HPEG (Hospital Público Estadual Galileu) a primeira edição da Semana da Qualidade Galileu 360°. O evento é voltado aos colaboradores da instituição objetivando a disseminação das normas e diretrizes do Manual de Acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Desde sua abertura, há 16 meses, o Hospital Galileu prima pela qualidade e segurança na assistência prestada aos usuários.

Durante o evento serão promovidas atividades diversas que trabalhem de forma lúdica, por meio de brincadeiras, pontos importantes que visam transmitir conceitos sobre a qualidade na assistência prestada aos usuários. A participação dos profissionais ocorrerá por meio de equipes, que disputarão pontos para ao final saber qual o grupo vencedor. Haverá premiação para as três primeiras equipes. Temas como assistência segura, protocolos gerenciados, gerenciamento de risco, e humanização fazem parte da programação.

Para o diretor Administrativo e Financeiro do Hospital Galileu, Saulo Mengarda, compartilhar conhecimentos em busca da qualidade é primordial para o desenvolvimento dos serviços hospitalares.  “A forma de enxergar a saúde pública precisa ser mudada, afinal, hoje, as gestões hospitalares buscam oferecer um atendimento baseado em princípios de qualidade que garantam a segurança do paciente. No Galileu, estamos aplicando os protocolos para que nossos usuários recebam um serviço de excelência, e sintam confiança na unidade”, explicou o diretor.

Tarefas

As equipes realizarão tarefas como contribuir com a doação de sangue, para isso, terão que conquistar o maior número de doadores. Esta ação conta com a parceria do HEMOPA –Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará. Outra tarefa é a de arrecadação de alimentos não perecíveis. Os produtos serão doados à comunidade carente. 

Organizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), a primeira edição da Semana da Qualidade Galileu 360° permitirá a ampliação do acesso às informações voltadas a qualidade e segurança do paciente, de forma a disseminar que todos tenham conhecimento sobre a importância e responsabilidade da sua atitude no processo de excelência da assistência prestada na unidade hospitalar.

Manual de Acreditação

Ao seguir o Manual de Acreditação da ONA, o Hospital Galileu possui todas as normas e procedimentos, que garantem uma prestação de serviço ao usuário com qualidade, no qual há orientações para a segurança do paciente.