HRBA é homenageado por empenho na redução de impactos ambientais

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), recebeu um reconhecimento pelos esforços dedicados à redução dos impactos ambientais. A homenagem aconteceu durante o ‘Seminário Hospitais Saudáveis 2015’ realizado nos dias 1 e 2 de setembro, em São Paulo. A direção do hospital recebeu uma placa referente ao reconhecimento.

O projeto apresentado à instituição organizadora do evento mostrou a estratégia das iniciativas do hospital. A técnica responsável pelo Projeto de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), Sheila Mara, disse que o HRBA tem várias iniciativas com foco na sustentabilidade, cujos objetivo são a redução dos impactos ambientais causados pelos serviços hospitalares.

Os resultados alcançados pelo hospital são expressivos. A quantidade de lixo reciclado aumentou 20% após a implantação do PGRSS. Consequentemente, houve uma queda no montante de resíduos comuns destinados ao aterro sanitário, caindo de 85% para 64%; e diminuiu 2% os resíduos infectantes enviados para tratamento.

PREMIAÇÃO

Três unidades geridas pela Pró-Saúde (Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar) receberam o prêmio ‘Amigo do Meio Ambiente’. O Complexo Estadual do Cérebro, composto pelo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e pelo Hospital Estadual Anchieta (HEAN), o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC) e o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). Em 2013, o HRBA foi agraciado com esta premiação. O Hospital Regional Público do Sudeste (HRPS) também recebeu placa de reconhecimento. Assim como a Pró-Saúde, na categoria Sistema de Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde