Hospitais da Pró-Saúde recebem o Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Três unidades hospitalares administradas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar foram selecionadas e receberam o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA), nesta terça-feira (01/09), durante a abertura do ‘Seminário Hospitais Saudáveis 2015’, que contou com a presença do subsecretário de Saúde do Estado de São Paulo, Wilson Polara, do diretor de Desenvolvimento da Pró-Saúde, Danilo Oliveira da Silva, além de representantes das entidades coorganizadoras. O Simpósio, que este ano tem como tema “O desafio do setor de saúde frente às mudanças climáticas”  acontece nos dias 1 e 2 de setembro, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP) e é organizado pelos Centros de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Pró-Saúde, Hospital Sírio-Libanês e SPDM.

Os cases apresentados pelos hospitais da Pró-Saúde estão entre os 15 premiados nesta edição, selecionados entre 93 trabalhos de todo o país. As unidades contempladas estão localizadas nos estados do Rio de Janeiro (Complexo Estadual do Cérebro, composto pelo Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) e pelo Hospital Estadual Anchieta (HEAN), São Paulo (Hospital Municipal de Mogi das Cruzes – HMMC) e Pará (Hospital Regional Público da Transamazônica – HRPT).

No Rio de Janeiro, o Complexo Estadual do Cérebro possui um programa de práticas sustentáveis baseado em ações como o descarte correto de pilhas e baterias; campanhas de conscientização para uso racional da água e para o consumo consciente de energia; eliminação do uso de dispositivos com mercúrio; gerenciamento de resíduos em serviços de saúde e educação ambiental aos colaboradores e à comunidade.

Em São Paulo, o HMMC venceu com o case “Instalações Verdes”, que destaca as ações de sustentabilidade implantadas na unidade, como a utilização de energia solar para o aquecimento da água usada nas torneiras e chuveiros, por meio de painéis solares; a reutilização da água da chuva utilizada nas descargas sanitárias; e o espaço verde existente no Solarium, localizado no terceiro andar do prédio. O HMMC é o primeiro prédio público sustentável construído em Mogi das Cruzes.

Já no Pará, a terceira instituição da Pró-Saúde premiada no evento, é o  Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), com o case “Uso Racional do Sangue”. Nas unidades assistenciais e na própria Agência Transfusional, durante o preparo ou após a instalação dos hemocomponentes, são gerados resíduos sólidos, biológicos e até mesmo infectantes, havendo a necessidade de segregar corretamente esses resíduos, sendo que o descarte ao meio ambiente deve ser adequado para causar o menor impacto possível.

O HRPT, preocupado com a minimização dos impactos ambientais e utilização racional dos hemocomponentes, implantou dois processos de melhorias: o uso racional do sangue em pediatria por aliquotagem e a segregação dos resíduos infectantes e biológicos da Agência Transfusional em sacos vermelhos, de acordo com a norma vigente ao Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).

O AMA foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária, e tem o objetivo estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil. Tais ações precisam ter como fator norteador as medidas que estejam inseridas no princípio da responsabilidade da administração pública em orientar e conscientizar a população e pela convicção de que cabe ao setor de saúde dar o exemplo para a sociedade quanto aos aspectos de proteção à saúde pública e ambiental.

 

Mais reconhecimento

O Hospital Regional do Baixo Amazonas e o Hospital Regional Público do Sudeste, ambos no Pará, e também administrados pela Pró-Saúde, são outras unidades que ganharam destaque no ‘Seminário Hospitais Saudáveis 2015’. Eles receberam, na quarta-feira (02/09), uma placa comemorativa em reconhecimento aos esforços voltados para a redução dos impactos ambientais no ambiente hospitalar. A Pró-Saúde também foi agraciada com a placa, na categoria Sistema de Saúde. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde