Marabá: HRSP faz treinamento sobre notificação de incidentes

O Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) Dr. Geraldo Veloso, em Marabá (PA), acaba de realizar Treinamento sobre Notificação de Incidente, Tratativa e Plano de Ação das Notificações aos Gestores do HRSP.

Destinado a gerentes, coordenadores e supervisores, o treinamento teve o objetivo de disseminar a cultura de segurança, a melhoria dos processos, articulação e  integração dos processos de riscos e a garantia de boas práticas do funcionamento do serviço hospitalar.

Ministrado por Patrícia Silva, gerente do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente do HRSP, o curso levou explicações sobre o que é Notificação de Incidentes;  quem pode notificar; em que a notificação pode beneficiar os pacientes; registo de notificações  formulários padronizados e entregues ao NQSP no dia do incidente.

Ela explicou também como o Núcleo age ao receber as notificações e que,  para toda notificação, há um prazo de  respostas. ele explicou ainda que as notificações fazem parte dos procedimentos de melhoria do fluxo para o principal objetivo do hospital, que é o paciente.

No treinamento houve um momento de interação entre os participantes, divididos em grupos; eles simularam  as  tratativas notificações. A dinâmica visou facilitar o entendimento  prático de como  funcionam o processo das notificações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde