Voluntários levam a celebração da Páscoa aos pacientes do Hospital Galileu

Para pacientes que se encontram internados no período da Páscoa, e que têm o costume de celebrar a data com a família, o momento pode ser de melancolia. No entanto, nesta terça-feira (17), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), gerenciado pela Pró-Saúde, promoveu um momento de alegria com muita música para os pacientes e acompanhantes na Unidade, em celebração da data. A ação foi realizada pelo grupo de voluntários Auxiliadores de Cristo, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Bairro do Aurá,

Internado há mais de dois meses, após um acidente de moto, o maquiador Rodolfo Jaques Borges, de 26 anos, ficou emocionado com a iniciativa, que aconteceu em todas as enfermarias do Hospital e na sala de espera do ambulatório. “Tem dias que ficamos tão tristes com a enfermidade, por estar longe da família, que acabamos até mesmo ficando estressados. Ter esse momento é muito bom para confortar o nosso coração”, disse.

Rodolfo, que passou por três cirurgias e agora aguarda a alta médica, conta que a celebração proporcionou um momento de renovação, principalmente por ter acontecido durante a Semana Santa. “Um momento desse, na Semana Santa, é muito mais bonito e importante, porque muitos não poderão estar em suas casas comemorando a ressurreição de Jesus Cristo, que é a Páscoa. Fiquei muito emocionado, me senti renovado e mais feliz”, declarou.

A Humanização do ambiente hospitalar é um dos pilares da instituição, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Por isso, são realizadas diversas ações ao longo do ano e desenvolvido projetos, como o Cine Galileu, que leva a magia do cinema para as enfermarias da Unidade; a Palhaçaria, com voluntários que animam os pacientes com músicas e histórias; Celebrações religiosas; Ações de beleza; entre outros.

“O Bem-estar do paciente é um dos nossos focos, pois um paciente que está feliz, satisfeito com o atendimento e que aceita melhor o tratamento, vai se recuperar mais rápido”, ressalta o Diretor Hospitalar do Galileu, Saulo Mengarda.

Para realizar essas e outras ações, o Hospital Galileu conta com um setor dedicado a Humanização e com o apoio de voluntários que participam do Programa de Voluntariado da Pró-Saúde. O grupo Auxiliadores de Cristo é dos grupos que integram o projeto.

O voluntário Jhonnatan Santos, do grupo Auxiliadores de Cristo, conta que para quem realiza a ação também fica o sentimento de alegria e renovação. “Sempre é uma experiência nova estar com os pacientes. Hoje, esse contato com eles dentro das enfermarias foi muito gratificante, tenho certeza que renovou também a nossa fé”, conclui.

A Unidade

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é uma unidade de retaguarda, que atende baixa e média complexidades, e presta assistência hospitalar em traumato-ortopedia, clínica médica e cardiologia. O Hospital fica localizado da Rodovia Mário Covas, nº 2553, e sua administração é realizada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde