Usuários e colaboradores do HRPT participam de celebração da Páscoa

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), realizou uma programação especial para celebrar a Páscoa. O bispo da Prelazia do Xingu, dom João Muniz, comandou a celebração eucarística que reuniu usuários e colaboradores da unidade.

Na homilia, o sacerdote falou sobre o perdão. 'Jesus veio para cuidar daqueles que mais sofrem. Celebramos a Páscoa com aqueles que cuidam dos pacientes', disse o religioso. Além da missa, que ocorreu no pátio do Hospital Regional de Altamira, os colaboradores foram homenageados em uma ação realizada no refeitório.

O Serviço de Nutrição Dietética (SND) e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) organizaram uma apresentação musical de louvores com um lanche especial. No cardápio, bolo de cenoura com cobertura de chocolate. “Momentos como esses devolvem o sorriso das pessoas. Além de oferecer atividades lúdicas e música, nós estamos ajudando na recuperação dos usuários que estão distantes da família”, comentou a supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), Mayara Santos da Silva.

A ação de humanização da Páscoa foi a primeira que a assessora hospitalar, Geiza de Almeida, participou. “Notamos uma grande aceitação dos colaboradores e usuários nesses eventos simples, que proporcionam uma fuga do ambiente hospitalar e da rotina de trabalho. São ações que valorizam o humano. Faz um bem enorme pra quem recebe, mas também para quem proporciona. Eu estou feliz. Minha Páscoa ganhou outro sentido”, contou.

A programação se estendeu às crianças em tratamento no hospital. O GTH realizou uma sessão de cinema na brinquedoteca do HRPT. As crianças internadas na unidade assistiram aos filmes 'O Segredo dos Guardiões' e 'Frozen', ambas produções dos estúdios Disney. Essa foi a segunda edição do projeto, que contempla os usuários mirins do Hospital Regional de Altamira. Para os pacientes adultos, o grupo de Humanização preparou um show com música acústica, ao som de voz e violão.

A programação mudou a rotina da dona de casa Vanessa Gonçalves. Há 27 dias, sua filha M. V, nasceu prematura. Ela participou da missa e da apresentação cultural. “Há muitas pessoas aqui no hospital que são de outras localidades. Estão distantes das suas famílias e isso entristece qualquer um. Uma ação como essa dá um 
gás, alivia a dor do coração. São ações simples que dão entusiasmo para continuar o tratamento, para voltar pra casa, e principalmente para quem a gente ama”, afirmou.

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do Hospital Regional Público da Transamazônica conta atualmente com 24 integrantes. Eles trabalham, de forma lúdica, maneiras de suavizar a rotina de tratamento dos pacientes do HRPT. O grupo atua também na promoção do projeto 'Musicoterapia', ofertado todas as quintas-feiras no hospital de Altamira.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde