Treinamento no HU foca na prevenção de acidentes com perfurocortantes e material biológico

Os colaboradores do Hospital Universitário de Jundiaí participam de treinamento, nos dias 16 e 29 de agosto, com Márcia Pereira Dobarro Facci, médica do trabalho que integra a equipe do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) de Jundiaí (SP). O objetivo é abordar o fluxo de acidentes de trabalho com perfurocortantes e contato com material biológico, segurança dos profissionais de saúde e assistência segura aos pacientes.

Durante o treinamento, a médica fala sobre a importância de notificações que envolvam instrumentos perfurocortantes, ou seja, aqueles com cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas, que são capazes de perfurar ou cortar; e aqueles que envolvem contato com material biológico. “Toda ocorrência que envolva lâminas, agulhas, bisturis, escalpes e ampolas de vidro ou contato com sangue, secreções e fluídos corpóreos, precisam ser comunicados imediatamente ao departamento responsável da empresa (segurança do trabalho) para que se adote os procedimentos adequados e se faça a profilaxia correta, em tempo hábil, e evite prejuízos para a saúde do trabalhador de saúde”, ressaltou.

A médica também aborda o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), calçados adequados e condutas de segurança. A atividade faz parte do programa de melhoria contínua do HU. Em média, o HU registra, por mês, menos de uma ocorrência com perfurocortantes e material biológico envolvendo seus colaboradores, a meta é zerar este índice. O próximo treinamento será realizado no dia 29, às 14h.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of