“Semana de Enfermagem do HRBA” discute tecnologia em saúde e desafios no atendimento

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou a 9ª edição da “Semana de Enfermagem do HRBA” nos dias 11 e 12/5. Este ano, o tema proposto foi “A tecnologia em saúde e os desafios da Enfermagem na implementação de cuidados”. Seis palestras foram realizadas. Além de abordar temáticas importantes e contribuir para o aperfeiçoamento profissional, o evento também foi uma forma de homenagear os profissionais da área e mostrar a importância deles para o sucesso dos tratamentos de saúde. O Dia do Enfermeiro é lembrado em 12/5 e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem em 20/5.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Pará – Subseção Santarém, Adalgisa Lima, falou sobre a importância desse momento para a melhoria dos serviços prestados: “É uma semana reconhecida legalmente. É uma celebração científica em que os profissionais se reúnem para discutir e compartilhar as novas tendências tecnológicas e as boas práticas, visando a qualidade e a segurança com o paciente”, diz Adalgisa, que também é professora universitária há 22 anos.

Inovação
A primeira palestra teve como base o tema do evento e foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Guilherme Conde. Ele é formado em Ciência da Computação e possui doutorado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada. “É fundamental a aplicação desse tema para os profissionais da Enfermagem. Hoje em dia, o Sistema Único de Saúde fomenta inovações tecnológicas para serem aplicadas nas unidades básicas de saúde. Ter inovação é tudo. O profissional que possa verificar novas técnicas, novas tecnologias e metodologias para modificar o seu trabalho vai se tornar cada vez mais eficaz e eficiente”, explica Conde. 

A “Semana de Enfermagem do HRBA” também abre espaço para troca de conhecimentos e integração entre profissionais de várias unidades de saúde e estudantes. A acadêmica Marli Miranda, que trabalha no Hospital Municipal de Santarém, aproveitou a oportunidade para aprender novos conceitos e aperfeiçoar a sua atuação. “Quem trabalha na área de saúde sempre tem que estar inovando, não pode parar no tempo, porque a tecnologia avança e, quem não se atualiza, fica para trás. Como acadêmica, é muito importante ter esse aprendizado”, conta.

O Hospital Regional de Santarém – gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – realiza o evento anualmente. “Nós buscamos mostrar as inovações tanto tecnológicas, como as relacionadas às metodologias dos cuidados e o planejamento da nossa assistência envolvendo toda a equipe multidisciplinar. Estamos trabalhando com o cuidado centrado no paciente e, para aliar as tecnologias como esse cuidado seguro, estamos trazendo novos treinamentos, metodologias e inovações para o hospital”, finaliza a diretora de Enfermagem, Daniella Mengon.

Exposição
Na tarde desta sexta-feira, foram montados estandes no hall do elevador para exposições ao público interno da unidade. Quem passou pelo local, recebeu orientações sobre as inovações técnicas e metodológicas aplicadas no HRBA, como na assistência de urgência e emergência e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde