Semana de Enfermagem do HEGV reúne momentos de descontração e emoção

“Eu sou Enfermagem. Eu faço a diferença”. Este foi o tema da Semana de Enfermagem do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro. Para que todos pudessem participar, o evento, que aconteceu na quarta-feira (16/5), foi realizado em dois horários, às 14h e às 20h, no auditório da unidade. Música, depoimentos de pacientes e colaboradores, palestra, dança, brincadeiras e dinâmicas agitaram e emocionaram enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O diretor assistencial, Mauro Bizzo, a gerente de enfermagem, Eliane Casanova, a coordenadora de enfermagem da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Silvana Pereira, e a técnica de enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ), Aisar Santana, foram convidados para formar a mesa de abertura do evento. Todos destacaram o papel da equipe de enfermagem dentro de um hospital de emergência, seja na entrada do paciente na unidade, no cuidado à beira do leito ou no momento da alta. “Eu tenho muito orgulho de toda equipe de enfermagem do HEGV. Enfermeiros, técnicos e auxiliares fazem a diferença no nosso dia a dia. Quero, mais uma vez, agradecer todo o empenho e parceria. A comemoração será pouca diante da importância de vocês”, destacou a gerente de enfermagem, Eliane Casanova.

O coordenador médico da Emergência, Clavio Luiz Ribeiro Filho, que trabalha no HEGV há mais de 30 anos, também fez questão de prestar uma homenagem à equipe de enfermagem. “Sem tirar o mérito de outros profissionais, tudo o que eu consegui na minha vida foi porque eu tinha alguém da enfermagem ao meu lado. Vocês são maravilhosos. Parabéns”, concluiu.

À tarde, o psicólogo convidado, Alessandro Albuquerque, palestrou sobre o tema “O Poder da Inteligência Emocional”. Segundo ele, 87% das pessoas fracassam por falta de inteligência emocional. “Temos que equilibrar a razão e a emoção, enxergar soluções no lugar de problemas, ter pensamento positivo, imaginar e praticar a empatia”, disse.

À noite, a surpresa ficou por conta das dançarinas do Studio de Dança Jalilahs. O grupo de dança do ventre se apresentou e depois convidou todos para participarem. A enfermeira Maria da Penha Martins e a técnica de enfermagem, Janete Viana, deixaram a vergonha de lado e até se animaram a imitar uns passos. “A gente, que trabalha em hospital, precisa desses momentos de descontração. Toda equipe de enfermagem saiu do auditório feliz e com a sensação de que realmente fazemos a diferença”, disse a técnica Janete.

Durante os dois eventos, a equipe de enfermagem tirou fotos com acessórios coloridos, ganhou brindes, participou de sorteios e confraternizou com um lanche especial, com direito a bolo e bombons.

Fizeram parte da Comissão Organizadora de Enfermagem do HEGV/2018: a supervisora de enfermagem Kelly Cristini, a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente, Emanuele Barbosa, e as coordenadoras de enfermagem, Lilian Simone, Joelma Garcia, Patrícia Mendonça, Roberta Lemos e Luciane de Carvalho.

A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país entre os dias 12 e 20/05, período definido entre o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20).

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde