SCIH, CIHDOTT e SESMT promovem treinamentos no HEGV

Colaboradores do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), no Rio de Janeiro (RJ), participaram de uma série de treinamentos neste mês de junho. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) abordou o tema “Medidas de Precauções”, voltado para a equipe Assistencial. Dentre os cuidados que o profissional de saúde deve ter para evitar a proliferação de infecções hospitalares, a equipe do SCHI destacou a higienização correta das mãos e o uso de luvas e máscaras.

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) realizou o treinamento “Fluxograma de Captação de Tecidos”. Os enfermeiros da CIHDOTT percorreram a Unidade para explicar o processo de doação de órgãos e os critérios para identificação de um potencial doador.

Outro setor que ministrou treinamentos no HEGV, neste mês de junho, foi o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Técnicos em Segurança do Trabalho reforçaram a Campanha da NR 32 – Norma Regulamentadora que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. A NR 32 proíbe a utilização de adornos dentro do ambiente hospitalar, entre eles: alianças, anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos, gravatas e crachás pendurados com cordão. Além da abordagem nos setores, cartazes sobre o tema foram fixados nos quadros de avisos da unidade.

O SESMT também promoveu o treinamento “Combate a Princípio de Incêndio”, destinado às equipes de Manutenção e Cozinha. Os colaboradores receberam instruções sobre os diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Após a explicação teórica, houve uma demonstração prática do uso correto do extintor.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde