Pronto-Socorro Engenho Novo promove treinamento sobre gestão de processos

O funcionamento de uma unidade de saúde é resultado de um conjunto de atividades realizadas de forma integrada por profissionais de várias áreas. Essas atividades precisam estar muito bem organizadas para operar adequadamente.

“Para que uma cirurgia seja realizada, o médico depende da equipe de higienização para limpar o centro cirúrgico com antecedência — materiais esterilizados e organizados, equipamentos funcionando, drogas certas disponíveis, ou seja, tudo em uma unidade de saúde é interligado. Por isso, é preciso ter padrões bem projetados, pessoas conscientes dos métodos, controle dos processos e valores agregados para obter um resultado desejado”, explicou Isabel Pimentel, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), do Pronto-Socorro Engenho Novo, em Barueri (SP).

A integração desses processos de trabalho foi tema de um treinamento ocorrido na manhã de quinta-feira, dia 13/7, na Unidade, que contou com a participação líderes de todos os setores do Pronto-Socorro. “A Gestão de Processos é uma ferramenta que o NQSP vem trabalhando desde o início do ano com os colaboradores da Unidade” acrescentou Isabel.

Ela explicou que os processos de trabalho na Unidade funcionam bem, mas que, ao controlar as entradas e saídas dos processos, é possível identificar oportunidades de melhoria e aprimorar e avançar na qualidade dos serviços feitos pelos diversos setores do Pronto-Socorro. “O que o treinamento busca é definir um contrato entre os setores de cada área sobre os serviços que suas equipes entregam para as diversas áreas. O objetivo dessa ferramenta é a melhoria contínua do desempenho da organização, por meio da elevação dos níveis de qualidade de seus processos”, disse Isabel.

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