Pronto-Socorro Engenho Novo destaca higienização das mãos

A higienização correta das mãos é uma das mais importantes aliadas dos profissionais da saúde para reduzir a infeção hospitalar. “Temos um trabalho periódico que mantém toda a equipe em alerta para higienizar as mãos conforme os protocolos de atendimento”, afirmou a enfermeira Erica Macedo, que atua no Pronto-Socorro Engenho Novo, em Barueri (SP).

Integrante do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) que a Pró-Saúde mantém na unidade, ela realizou na semana passada, entre os dias 30 e 31 de maio, um jogo de perguntas e respostas aplicado aos colaboradores sobre a maneira certa de manter as mãos higienizadas.

“No início do mês, dia 5 de maio, o Pronto-Socorro realizou a campanha de higienização das mãos envolvendo todos os colaboradores da unidade. Assim, esse teste de perguntas que aplicamos para 180 profissionais buscou relembrar a importância de manter as mãos sempre higienizadas, conforme prevê os protocolos de atendimento”, afirmou.

Érica percorreu todos os setores da unidade e fez perguntas para as equipes sobre os cinco momentos que envolvem a higienização das mãos — antes de contato com o paciente; antes da realização de procedimento asséptico; após o risco de exposição a fluídos corporais; após o contato com o paciente; e após contato com as áreas próximas ao paciente.

Em seguida, com a ajuda de um produto, a enfermeira aplicou um teste de higienização nas mãos de colaboradores. Quem participou da atividade, ganhou um brinde.

“O resultado é sempre positivo na medida em que reforça a importância de realizar a higienização correta das mãos”, afirmou. Quem atua em uma unidade de saúde precisa seguir as recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), sobre como e quando as pessoas devem higienizar as mãos.

“São procedimentos técnicos que, se seguidos corretamente tanto pelo profissional quanto pelo paciente e acompanhante, contribuem para evitar a infeção hospitalar”, reforça Érica.

Atualmente, o Pronto-Socorro Engenho Novo possui 100 dispenses de álcool em gel e 40 de sabonete líquido, todos identificados com o passo-a-passo para uma higienização correta.

Mantida pela Prefeitura de Barueri, a unidade é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria Municipal de Saúde.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde