Pró-Saúde comemora um ano no São Lucas com “flash mob”

O gesto pegou a todos de surpresa. Enquanto almoçava no refeitório, um grupo de colaboradores se levantou e começou a cantar uma música em homenagem ao aniversário de um ano da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar na gestão do Hospital Estadual São Lucas. Imediatamente, a canção contagiou os demais, que chegaram a pedir “bis” ao final. Conhecida como “flash mob”, a atividade ocorrida no último dia 16 foi a primeira de uma série que celebrou um ano de presença da Pró-Saúde na unidade. 

Segundo a diretora administrativo e financeiro do hospital, Adriana Morais, a apresentação atingiu a expectativa e destacou a importância do trabalho em equipe. “A ideia partiu dos próprios colaboradores. A proposta foi apresentada para os diretores, mas as ações foram desenvolvidas por colaboradores das áreas assistencial e administrativa. Não teve como não se emocionar com a apresentação”, afirmou. 

A comemoração também contagiou os pacientes e acompanhantes que estavam no hospital. No início da tarde, próximo ao horário de visitas, cinco colaboradores caracterizados de corações circularam pelos corredores da unidade segurando um cartaz com a frase “abraço grátis”. O grupo sensibilizou todos que passavam. Com os olhos cheios de lágrimas, a assistente administrativo Nanndara Alves Nonato contou que o resultado da ação foi gratificante. “Uma acompanhante me abraçou e disse: hoje é meu aniversário. O seu abraço foi o melhor presente que pude ganhar neste dia”, relatou. 

Já para a psicóloga de Recursos Humanos, Thaisa Carvalho, o momento do abraço demonstrou o quanto as pessoas dentro de uma unidade hospitalar necessitam de atenção e carinho. “Nunca vi um abraço fazer tanta diferença”, comentou Thaisa. 

A programação foi finalizada no café da tarde, com apresentação de fotos entre a equipe. Para finalizar, foi cantado “parabéns para você”, com a participação de toda diretoria.  

Um ano de Pró-Saúde

Em 365 dias de gestão no hospital, completados no dia 18 de dezembro, a Pró-Saúde instituiu 16 comissões, entre elas a de Humanização, cujo objetivo é desenvolver atividades de assistência e atenção à saúde para os pacientes, acompanhantes e colaboradores. 

Durante o período de um ano, também foram implantados protocolos clínicos, como identificação do paciente, cirurgia segura, time de resposta rápida e Sistematização da Assistência na Enfermagem, com a finalidade de garantir uma assistência segura e efetiva para os pacientes. 

A assistência ao acompanhante também foi aperfeiçoada. Com os projetos Reunião de Acolhimento, Sala de Espera, Projeto Âncora, a equipe multiprofissional passou a assistir as famílias, oferecendo orientações sobre os cuidados necessários com o paciente dentro e fora do âmbito hospitalar, além de desenvolver atividades que estimulem a doação de sangue, por exemplo.  

Alinhado as ações de conscientização, o projeto de Sustentabilidade em Saúde tem reforçado para acompanhantes e colaboradores, a importância do consumo consciente da água e energia.  

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of