Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestras na Sede Administrativa

Colaboradores da Sede Administrativa da Pró-Saúde, em São Paulo (SP), participaram na terça-feira, dia 7 de novembro, de duas palestras com o tema “Saúde Masculina – Prevenção ao Câncer”. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O enfermeiro Henrique Caria Cardoso ministrou as palestras e destacou que o câncer de próstata, depois do câncer de pulmão, é o segundo que mais mata homens no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apenas neste ano, podem surgir 61.200 novos casos da doença.

O palestrante ressaltou a importância de adotar hábitos saudáveis para evitar o câncer de próstata. Entre as dicas apresentadas estão: manter uma alimentação saudável com frutas, tomate, legumes e verduras; aumentar a ingestão de água, que elimina as toxinas do corpo; praticar atividades físicas, como a caminhada; não fumar; e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Homens com mais de 50 anos estão mais suscetíveis ao câncer de próstata. Por isso, a partir desta idade, é importante fazer exames preventivos como o toque retal e a dosagem de PSA. Segundo o palestrante, muitos homens ainda são resistentes à realização do exame de toque. “Deixe o preconceito de lado e faça o exame, se for necessário”, enfatizou Henrique.

A hereditariedade é um fator de risco para o surgimento do câncer de próstata. Se algum familiar mais próximo, como pai ou irmão, enfrentou a doença, os exames devem ser realizados a partir dos 45 anos.

Os participantes fizeram perguntas ao palestrante e relataram o sofrimento familiar durante o tratamento de um caso de câncer. O colaborador Ewerton Donato, da Controladoria, comentou que, desde que conviveu com um câncer de mama na família, começou a fazer os exames preventivos do câncer de próstata.

A ação Novembro Azul foi promovida pela Gerência de Desenvolvimento Organizacional e pela Diretoria Administrativa Financeira, em parceria com a corretora de seguros MISP. Além da presença masculina, as palestras também contaram com a participação feminina.

Após o final de cada uma das palestras, foram realizados sorteios de um Day Spa no Jacques Janine, oferecidos pela MISP. Francisco Ruggero, do Financeiro, e Junio Souza, do Patrimônio, foram os premiados. Além disso, todos os participantes receberam um bigode e um laço na cor azul, símbolos da campanha Novembro Azul.