Parto e amamentação são as principais dúvidas de gestantes

Dúvidas sobre o momento do parto e a importância da amamentação foram as principais questões abordadas pelas futuras mães que participaram do bate-papo organizado pelo Banco de Leite Humano de Jundiaí nesta segunda-feira, dia 06. O encontro ocorreu no anfiteatro do Hospital Universitário (HU) de Jundiaí e reuniu cerca de 30 participantes entre gestantes, pais, avós e interessados no assunto.

O grupo também contou com orientações sobre a segurança de crianças e gestantes no trânsito, realizada pela Secretaria Municipal de Transportes, e palestra com a equipe da Ateal (Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem).

Além das dúvidas das gestantes, durante o encontro foi abordada a importância da doação de leite materno para atender recém-nascidos internados nos hospitais de Jundiaí. Adriana Aleixo, enfermeira do Banco de Leite Humano de Jundiaí, explica que são cerca de 30 bebês, neste momento, que precisam de doação de leite. No entanto, o número de doadoras no período que compreende o finalzinho de férias nem sempre é suficiente. “Para ser doadora é preciso estar amamentando, ter produção de leite excedente, ser saudável e não fumante”, esclarece. A equipe do Banco de Leite retira o leite na casa das mães doadoras. As interessadas devem ligar para 0800 17 81 55.  

Depois do bate-papo, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do Hospital Universitário, como leitos, centro cirúrgico, pré-parto e muito mais. O próximo encontro de gestantes deve ocorrer dentro de 15 dias.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde