Pacientes pediátricos do HRBA recebem festa e aprendem a fazer pizza

A programação do Dia das Crianças no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), foi intensa nesta quarta-feira, 12/10. Todo o público infantil da unidade foi contemplado. Os pacientes de oncologia, que não estavam internados, participaram da “Onco Fest Kids”, com brincadeiras e presentes. Os pacientes internados tiverem um dia de chef de cozinha, preparando pizzas. E os filhos dos colaboradores conheceram a importância do trabalho realizado pelos pais e brincaram com as outras crianças. As atividades encerraram a “Semana da Criança no HRBA”, que iniciou na segunda-feira, 11/10. 

As crianças que realizam tratamento contra o câncer e tiveram consulta na unidade, participaram de uma manhã festiva com muitas brincadeiras e presentes. O palhaço Tio Dão foi o responsável por fazer a alegria da criançada. “Quando se fala de hospital, o pessoal tem pensamento diferente, de estar triste. E eu acho que não deve ser assim. Temos que levar alegria a todos. Quando eu cheguei aqui, consegui arrancar sorriso de todos eles, apesar da situação que estão passando. Isso é muito bom, para que eles olhem mais para o lado da alegria do que da tristeza, porque a vida continua”, diz o Dr. da Alegria. 

À tarde, as crianças internadas na unidade participaram da primeira edição do projeto “Mini Chef HRBA”, idealizado pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) e realizado em parceria com o Comitê de Humanização. “A ideia foi permitir que essas crianças internadas pudessem produzir a pizza, que é um dos alimentos mais consumidos no mundo, e que as crianças gostam bastante. É um projeto interessante em que as crianças querem se envolver. Todas produziram suas próprias pizzas, com auxílio dos pais, e comeram depois”, conta a coordenadora do SND, Samille Tapajós.

 Ana Maria de Sousa é avó do pequeno A.B.S., de oito anos, que está em tratamento de leucemia e linfoma. Ela ficou muito feliz em ver o neto participando da atividade. “É uma ação muito especial para eles. Meu neto gostou da novidade. Ele disse que nunca tinha feito pizza. Foi muito bom. Ele montou a própria pizza e saboreou. Queria provar, mas acho que ele não vai deixar sobrar”, diz, rindo, a avó. Cada criança foi paramentada com avental e chapéu de cozinheiro. Ao final, foi emitido um certificado para os pizzaiolos mirins. Com o sucesso, outra edição será projetada para dezembro. A ideia é que as crianças aprendam a fazer panetones e cupcakes.

 Até os filhos dos colaboradores do hospital tiveram atenção especial. O projeto “Família no HRBA”, realizado pelo setor de Recursos Humanos há três anos, permite que essas crianças conheçam o ambiente de trabalho dos pais, aproximando as famílias e permitindo que os filhos tenham melhor compreensão sobre as atividades desenvolvidas pelos pais. “A intenção é fazer com que os filhos dos colaboradores conheçam o ambiente de trabalho dos pais e entendam a ausência deles em casa. Este ano conseguimos conciliar esse projeto com o Dia das Crianças, justamente para proporcionar momentos de lazer, de diversão. E isso gera satisfação para o próprio colaborador, porque ele percebe que o hospital se preocupa com a família dele”, explica a coordenadora do RH, Karen Bentes.

 Semana da Criança no HRBA

 Na segunda-feira, 10/10, iniciou a programação da “Semana da Criança no HRBA”, oferecendo corte de cabelos e pinturas corporais para as crianças internadas. “Desde segunda nós temos uma programação muito especial com nossos pequenos. A ideia, com esta semana, era tornar o hospital mais receptivo, mais alegre. Para que a gente cuide da doença, mas cuide da alma, da alegria e do amor, acima de qualquer coisa”, conta o diretor Geral, Hebert Moreschi. 

Na terça, 11/10, os pequenos participaram de uma oficina de música no espaço da Brinquedoteca. As crianças ouviram histórias, cantaram e tocaram alguns instrumentos musicais, como tambor e chocalhos. O momento foi de muita descontração. Estagiários de Enfermagem se vestiram de super-heróis e personagens do mundo infantil para deixar tudo mais animado. “Uma criança doente já é algo complicado para a família, mas uma criança com câncer, o desafio é ainda maior, porque é um tratamento prolongado, difícil, em que as famílias não estão preparadas. E nós temos esse desafio de dividir com a família esses momentos difíceis, de lutas, mas, ao mesmo tempo, de dividir as alegrias”, finaliza Moreschi. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde