Oncológico Infantil mobiliza mais de 200 doadores em Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea

Marcada pela demonstração de amor ao próximo, a IV Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, mobilizou mais de 200 voluntários em dois dias de ação, e alcançou a marca de 162 bolsas de sangue coletadas e 64 novos cadastros de doadores de medula óssea. 

Com o tema ‘Doe sangue. Quando você doa, a brincadeira continua’, a campanha teve como objetivo, ajudar a abastecer os estoques de sangue junto à Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) que, neste mês de julho, chega a registrar uma queda de cerca de 30% no número de doadores. 

Doadora há cerca de um ano, Malena Teixeira, chegou cedo e foi das primeiras na fila de doadores. “Fiquei muito feliz em poder doar, porque é uma forma de ajudar e demonstrar amor ao próximo, como Jesus ensinou“, contou a dona de casa.

Para o jovem Renan Brito, além da doação, a Campanha deu a ele a oportunidade de conhecer o hospital um pouco mais do Hospital Oncológico Infantil. “Essa é foi primeira de muitas doações que ainda quero fazer. Estou me sentindo feliz porque ainda pude conhecer o hospital e algumas das crianças que estou ajudando,” disse o adolescente que também fez a mãe participar da Campanha.
Atualmente, o Hospital Oncológico Infantil realiza mais de 300 transfusões sanguíneas por mês. Para captar as bolsas, é necessário enviar ao Hemopa, pelo menos 150 doadores, neste período. Com os resultados da Campanha, a meta de julho foi alcançada pela unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio contrato de gestão com Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), 

Para a diretora-geral da unidade, Alba Muniz, os números mostram que a Campanha atingiu outro objetivo importante, que era incentivar a solidariedade e reforçar a importância da doação de sangue para quem faz tratamento contra o câncer. 

“Para essas crianças, receber uma doação de sangue é possibilitar que elas continuem brincando. Por isso, nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância desse ato de solidariedade que é a doação de sangue”, concluiu a diretora. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde