Oncológico Infantil é exemplo em atendimento, reconhece secretário-executivo do Ministério da Saúde

“Com certeza vamos levar o que vimos aqui como exemplo para outros estados”. Com essa frase o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, resumiu o que presenciou no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, na manhã desta sexta-feira 21/10, em Belém (PA). Durante a visita esteve presente, também, o secretário de Estado de Saúde Pública, Vitor Mateus.

A diretora Geral da unidade, Alba Muniz, mostrou setores como a Sala de Música e Brinquedoteca onde são desenvolvidas diariamente atividades que permitem que crianças e adolescentes com câncer tenham um “respiro” lúdico durante o tratamento da doença. “Na verdade, o hospital todo é pensado para proporcionar esse acolhimento com afeto para que os nossos pacientes encontrem forças durante esse período que vai marcar profundamente a infância e adolescência deles”, explicou Alba Muniz que, também, esteve com os visitantes na área na Unidade de Terapia Intensiva do Oncológico Infantil.

Ao final da visita, o trabalho de humanização foi destacado por Antônio Nardi, que esteve na cidade para assinar repasse de recursos à área da Saúde. “Isso não é discurso, estamos vendo na prática o bom tratamento, a boa tecnologia e, principalmente, o resultado da inserção desses pacientes que ficariam reclusos; aqui estão socializados com aulas, com terapia ocupacional, com brinquedoteca, com o mesmo tipo de atividade como se estivessem com suas famílias”, reconheceu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde