Oncológico Infantil destaca a importância da doação de sangue para o tratamento das crianças

Na semana das crianças, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo levanta, mais uma vez, a bandeira da doação de sangue e faz campanha para que os moradores de Belém e região metropolitana ajudem os pacientes infantojuvenis que fazem tratamento na unidade.

O tratamento oncológico debilita as células sanguíneas dos pacientes e estas precisam ser repostas. O Oncológico Infantil faz cerca de 400 transfusões de sangue por mês e, por isso é tão importante que o estoque do Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) esteja cheio, para proporcionar estas transfusões às crianças e também atender as outras demandas do hemocentro.  

“As crianças do Oncológico Infantil são portadoras de leucemia e outros tipos de câncer. Elas recebem tratamentos radioterápicos e quimioterápicos que diminuem as células sanguíneas. Para que elas continuem fazendo o tratamento, elas precisam que você doe sangue. Por isso, vá ao Hemopa”, pede a médica hematologista do Hospital Oncológico Infantil, Iê Bentes.

Para doar especificamente ao Hospital Oncológico Infantil, a população pode se dirigir aos hemocentros e informar o código 1766. Em 2016, foram doadas 4.848 bolsas à unidade. Neste ano, de janeiro a setembro, foram 2.759 bolsas doadas. E o hospital segue precisando da sua doação para aumentar este número.

Critérios para doar

Para ser um doador de sangue, é preciso atender a alguns critérios simples: estar bem de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter entre 16 e 69 anos – sendo que pessoas com 60 anos ou mais só podem se já tiverem feito doação antes.

Procure o Hemopa com um documento de identificação original com foto – no caso de adolescentes de 16 e 17 anos, é preciso uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis. O doador precisa estar bem alimentado e descansado.

Hemopa

Dois hemocentros funcionam na região metropolitana de Belém. Um está localizado na Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, bairro Batista Campos, e o outro na BR-316, que funciona dentro de um shopping da cidade.  

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) funciona de segunda à sexta, das 7h30 às 18h.

Parceria

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo sempre realiza ações em prol da doação de sangue em parceria com o Hemopa.

No mês de julho deste ano, os colaboradores da unidade participaram da III Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea. No mês passado, a unidade aderiu ao “Setembro Dourado”, que alertou sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e também incentivou a doação de sangue para os pacientes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde