Oncológico Infantil apresenta novo programa de qualidade de vida para colaboradores

Nos últimos meses, a dança coreografada na quadrilha junina do bairro tem sido a principal atividade física feita pelo auxiliar de higienização e limpeza do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Weliton Quaresma. Adepto das atividades ao ar livre, Weliton agora quer experimentar a musculação. “São atividades que fazem bem. Momentos que estou de folga e posso compartilhar com minha esposa”, conta o colaborador.

A animação de Weliton ganhou um impulso nesta quarta-feira (4/4) depois que ele conheceu os benefícios do Canto Saudável, o novo programa de qualidade de vida para os colaboradores do Oncológico Infantil, unidade que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Criado a partir da análise dos resultados dos exames periódicos de colaboradores feitos no ano passado, o Canto Saudável tem como objetivo principal promover a qualidade de vida aos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho, sensibilizando-os quanto à importância da prática de atividades de lazer e cuidados com a saúde física e mental.  

“Analisamos hábitos alimentares, idade, atestados médicos, índices de sedentarismo e percebemos como tudo isso impacta no absenteísmo de colaboradores da unidade. É justamente isso que queremos mudar. A qualidade de vida deve estar dentro e fora do ambiente de trabalho”, explica a médica do trabalho da unidade, Giselle Araújo.

 Participação dos colaboradores

Para incentivar essa mudança, o novo programa de qualidade de vida do Oncológico Infantil reuniu projetos idealizados pelos próprios colaboradores, a partir da rotina trabalho na unidade.

“Os colaboradores pensaram nos projetos e foram atrás das parcerias, mostrando que também fazem a diferença quando o objetivo é cuidar de quem cuida”, destacou a diretora administrativa e financeira do Oncológico Infantil, Tatiane Santos.

Serão ações para estimular a participação em atividades esportivas e culturais, orientações nutricionais, acompanhamento multiprofissional para colaboradores hipertensos e diabéticos, mudanças no cardápio de refeições, ginástica laboral e parcerias com clubes, academias e instituições de ensino de Belém.

 Inscrições

As ações do Canto Saudável serão abertas a participação de todos os colaboradores da unidade. Para saber informações complementares sobre cronograma de atividades e documentos necessários para os descontos em academias e clubes, os interessados devem procurar os responsáveis por cada projeto ou a equipe da Medicina do Trabalho.

  Projetos

  • Ginástica Laboral;
  • Campanhas de vacinação;
  • Acompanhamento e orientação nutricional;
  • Torneios esportivos e grupos de caminhadas;
  • Espaço de descanso para os colaboradores;
  • Acompanhamento e orientação multiprofissional para colaboradores hipertensos e diabéticos;
  • Clube de descontos em academias, clubes e instituições de ensino;
  • Centro de Cultura de Saúde do Colaborador: aulas de música, dança e teatro;
  • Espaço Acolher: acompanhamento psicossocial para colaboradores da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Bloco Cirúrgico;
  • Centro de Cultura de Saúde do Colaborador: aulas de música, dança teatro.
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde