IEC retoma Projeto Sala de Espera

A equipe multidisciplinar do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), retomou, no dia 31/03, o projeto Sala de Espera, que recebe as famílias dos pacientes internados para detalhar o trabalho desenvolvido e tirar dúvidas. A ação é fundamental para dar orientações importantes, sobretudo em ambientes de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Profissionais da Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, CCIH (especialistas em controle de infecção hospitalar) e Ouvidoria explicam os respectivos processos de trabalho e orientam sobre as condutas corretas dos familiares no ambiente hospitalar e seus direitos enquanto cidadãos.

Os acompanhantes sempre saem mais aliviados das sessões do projeto, além de elogiarem a iniciativa. “Tirou muitas dúvidas que eu tinha. No início eu dava até iogurte escondido para a minha filha, porque não sabia o motivo da proibição de alimentá-la, agora já sei do perigo da broncoaspiração”, disse Mileide do Nascimento, acompanhante da filha de seis anos.

“Antes dessa reunião eu já estava impressionado com o atendimento e as instalações do hospital, agora com esse papo esclarecedor ficou muito melhor. Já tive que frequentar hospitais algumas vezes, e nunca vi isso em lugar nenhum, tanta informação”, comentou Neymar Fernandes, que estava vindo visitar a filha de dois anos.

O projeto Sala de Espera acontece todas as sextas-feiras às 13h30, logo antes do horário de visitas. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde