IEC promove a Segunda Semana da Segurança do Paciente

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), através do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, promoveu a Segunda Semana da Segurança do Paciente, com palestras, discussões de casos e dinâmica sobre as seis metas de segurança relacionadas ao trato com o paciente.

Representantes de diversos setores do hospital e profissionais de outras unidades participaram das palestras, que trataram de assuntos como “Fonoaudiologia e Segurança do Paciente”, “Protocolo e mobilização após cirurgia de fossa posterior”, e “Comunicação Efetiva e Qualidade”. Uma das palestrantes convidadas, a enfermeira do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, Keroulay Estebanez, falou sobre os “Protocolos de Segurança do Paciente”. Ela destacou os incidentes que podem ocorrer dentro da unidade e como reverter as consequências a um nível considerado aceitável.

Durante a Segunda Semana de Segurança foram promovidas, também, dinâmicas sobre “Comunicação Segura”, principal tema da ação, focada principalmente nas trocas de plantões quando, às vezes, a informação se perde. “A semana é um momento para treinarmos os colaboradores, apresentar os dados da instituição, como incidentes, notificações e ações de melhoria. E serve, principalmente, para conscientizar toda a equipe, estudarmos os erros e corrigí-los”, ressaltou a coordenadora da Qualidade, Andrea Rodrigues.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde