Hospital Yutaka Takeda promove dinâmicas para reforçar o processo de desinfecção hospitalar

Utilizando diversos jogos de conhecimento para reforçar todas as etapas de uma correta higienização no ambiente hospitalar, o Hospital Yutaka Takeda (HYT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), promoveu um treinamento sobre o uso de saneantes para as equipes dos serviços de higienização e limpeza e rouparia da unidade.

Os saneantes são substâncias ou preparações destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação domiciliar, em ambientes coletivos e/ou públicos e no tratamento de água, e por este motivo ser usado corretamente na instituição é importante para segurança dos colaboradores e usuários.

Segundo a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HYT, Juliana Leme, a capacitação abordou sobre a eficácia de uma boa limpeza concorrente e terminal, a sobrevida de vírus e bactérias e o uso das práticas corretas. “Tudo começa pela limpeza, podemos ter produtos ótimos no mercado, mas se não tiver a prática alinhada ao produto, não terá a eficácia que a nós esperamos, que é a desinfecção dos ambientes e controle de infecção”, declarou.

Juliana ainda ressaltou que todo esse processo é essencial para garantir a segurança do paciente dentro Hospital. “Se não fizermos corretamente a limpeza e a desinfecção dos ambientes, podemos sim, transmitir doenças e produzir contaminação nas superfícies das áreas”, comentou.

Para reforçar as orientações, os colaboradores foram estimulados a mostrar através de brincadeiras qual o Equipamento de Proteção Individual (EPI) a ser usado em cada limpeza realizada, identificar dois produtos de limpeza com a data de abertura e vencimento e em grupo eles tiveram que juntar alguns nomes de produtos a sua respectiva finalidade.

Com a suas dúvidas esclarecidas em relação às medidas de precaução, a auxiliar de Higienização e Limpeza, Cristiane Costa, elogiou a ação. “Foi ótimo o treinamento, pois sempre surgem situações novas, bactérias novas e precisamos prevenir os usuários e nós também”, disse Cristiane.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of